Rio Grande do Sul - O Juventude até pode ter arrancado um empate no final contra o Paysandu na última sexta-feira pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Mas o 1 a 1 em pleno Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, manteve os gaúchos com campanha modesta e próximos à zona de rebaixamento. O desempenho atual, aliás, é bem diferente do início do ano passado e a largada atual já lembra a da queda de nove anos atrás.
Nas cinco primeiras rodadas, o Juventude soma apenas cinco pontos. O clube de Caxias do Sul venceu só uma vez fora de casa, empatou duas como mandante e perdeu outras duas (uma em casa e outra fora), além de ter feito seis gols e levado oito tentos. Aproveitamento de 33,3%. O Alviverde está a um ponto da zona de rebaixamento.O desempenho atual não lembra em nada o início de 2017. Naquela oportunidade, o Juventude liderava a Série B com 11 pontos de 15 possíveis. O clube do interior, no entanto, não manteve o ritmo e terminou em 9º lugar a 13 pontos do G4. O problema é que a atual largada lembra a de 2009, último ano em que os gaúchos foram rebaixados à Série C.
Os gaúchos terão uma boa oportunidade de buscar a recuperação. O Juventude voltará a campo na próxima terça-feira para encarar o Criciúma, às 21h30, no Estádio Heriberto Hülse, pela 6ª rodada da Série B. O Criciúma, até aqui, perdeu todos os cinco jogos e tem a pior defesa (10).
Confira a pontuação do pior gaúcho na 5ª rodada da Série B de pontos corridos:
2008
Juventude (10)
2009
Juventude (4)
2016
Brasil (10)
2017
Brasil (8)
2018
Juventude (5)