Portal Eventos
UEFA Europa League
Em 16 de maio de 2018 às 17:37

Atlético de Madrid bate Olympique com show de Griezmann e mantém 100% em finais na Europa League

Time de Simeone deu sua terceira volta olímpica no atual formato e passou a ser o maior vencedor ao lado do Sevilla

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - Desta vez não era a UEFA Champions League. Desta vez não tinha o Real Madrid. O Atlético de Madrid, mesmo atuando em Lyon, na França, se sentiu em casa, nesta quarta-feira, e voltou a conquistar o título da UEFA Europa League ao superar o Olympique no Parc Olympique Lyonnais, por 3 a 0. O heroi foi Griezmann, autor de dois dos três gols. Um logo aos 20 minutos do 1º tempo e o outro aos 3 minutos do 2º tempo. Gabi ainda anotou mais um aos 43 minutos da segunda etapa. Esta é a terceira conquista do clube espanhol que se torna o maior campeão desde que o torneio adotou o atual formato e nomenclatura. O Atleti iguala o também espanhol Sevilla.

Se na UCL o Atlético de Madrid ainda não achou um jeito de faturar seu primeiro título - são três vices -, na UEL os colchoneros garantiram a terceira volta olímpica na década. Detalhe: o Atleti tem aproveitamento de 100% em finais no segundo torneio mais importante da Europa. Antes do Olympique, os espanhóis bateram Fulham em 2009/2010 e Athletic em 2011/2012.

Em nove edições com o atual formato, apenas Atlético de Madrid e Sevilla acumulam mais de um título. O Sevilla foi tricampeão entre 2013/2014 e 2015/2016. Houve ainda as conquistas de Porto (2010/2011), Chelsea (2012/2013) e Manchester United (2016/2017). Já o Olympique amarga o terceiro vice e segue sem triunfar na UEL, assim como a França.

O Atlético de Madrid garantiu vaga na UEFA Europa League após ser eliminado na fase de grupos da Champions. A campanha de mais um título dos comandados de Simeone teve sete vitórias (quatro em casa e três fora), um empate como visitante e uma derrota longe da torcida, além de 20 gols a favor e quatro tomados. Antes do Olympique, o Atleti passou, no mata-mata, por Lokomotiv Moskva, Sporting e Arsenal.

 Griezmann foi o heroi da final ao marcar os gols do título do Atlético de Madrid na Europa League!Atlético de Madrid / Site OficialGriezmann foi o heroi da final ao marcar os gols do título do Atlético de Madrid na Europa League!
Campeões!
O Sevilla lidera o ranking com cinco títulos. Valencia, Liverpool, Internazionale, Juventus, Barcelona e, agora, Atlético de Madrid somam três voltas olímpicas cada. Porto, Feyenoord, Parma, IFK Göteborg, Real Madrid, Tottenham, Borussia Mönchengladbach e Leeds United aparecem logo atrás com duas conquistas cada.

A lista com uma taça contempla Shakhtar Donetsk, Zenit, CSKA, Galatasaray, Schalke 04, Bayern de Munique, Ajax, Napoli, Bayer Leverkusen, Anderlecht, Ipswich, Eintracht, PSV, Arsenal, Newcastle, Dínamo Zagreb, Ferencváros, Zaragoza, Roma, Chelsea e Manchester United.

Em relação aos países campeões, a Espanha está na frente com 17 conquistas, contra 12 da Inglaterra e dez da Itália. A Alemanha soma seis taças, enquanto a Holanda aparece com quatro. Portugal, Rússia e Suécia têm dois títulos cada. Com uma conquista há Ucrânia, Turquia, Bélgica, Iugoslávia e Hungria.