São Paulo - A UEFA Europa League encerrou a temporada 2017/2018 na última quarta-feira com o título do Atlético de Madrid em cima do Olympique (3 a 0), em Lyon, na França. Além dos espanhóis, o segundo torneio mais importante da Europa também tem motivos para comemorar. A UEL fechou a atual edição com aumento na média de público, segundo levantamento do Sr. Goool.
Ao longo dos 249 jogos, levando em conta o Playoff final, a Europa League registrou média de 21.837 pagantes e público total superior a cinco milhões de torcedores (5.393.683). Na temporada passada, a média até chegou aos 20 mil fanáticos, mas ficou abaixo do atual registro (20.039). A final, por conta da capacidade do Parc Olympique Lyonnais, recebeu 55.768 espectadores, apenas a 13ª maior marca da atual temporada. O melhor público aconteceu no embate entre Milan e Arsenal, em Milão (72.821).Nas arquibancadas, contudo, a liderança acabou com os ingleses. O Arsenal realizou sete partidas ao lado da torcida e garantiu média de 58.146 apaixonados. A vice-liderança foi do Borussia Dortmund (58.100), enquanto o Celtic completou o Top 3 (56.743). O campeão Atlético de Madrid ficou na 5ª posição com média de 50.575 aficionados. O Atleti acabou abaixo do Ajax (50.717). Apenas estes cinco clubes romperam a barreira dos 50 mil fãs.
Os colchoneros garantiram a terceira volta olímpica na década na UEL. Detalhe: o Atleti tem aproveitamento de 100% em finais no segundo torneio mais importante da Europa. Antes do Olympique, os espanhóis bateram Fulham em 2009/2010 e Athletic em 2011/2012.
A campanha de mais um título dos comandados de Simeone teve sete vitórias (quatro em casa e três fora), um empate como visitante e uma derrota longe da torcida, além de 20 gols a favor e quatro tomados. Aproveitamento de 81,5%. Antes do Olympique, o Atleti passou, no mata-mata, por Lokomotiv Moskva, Sporting e Arsenal.