Rio Grande do Sul - O São José poderá se tornar o primeiro clube a vencer todos os seis jogos da Primeira Fase no atual formato da Série D do Campeonato Brasileiro com 68 participantes, segundo levantamento do Sr. Goool. O Zequinha, no último sábado, engatou sua quinta vitória seguida no Grupo A17 ao bater o lanterna Mogi Mirim, por 2 a 1, no Estádio Passo D'Areia, em Porto Alegre. Os gaúchos lideram o grupo com aproveitamento de 100%.
Foram conquistados três triunfos em casa contra Brusque (1 a 0) e Prudentópolis (2 a 1), além do mais recente contra o rival paulista, - e dois fora ante Mogi Mirim (2 a 1) e Prudentópolis (2 a 1). São nove gols a favor e quatro tomados. O São José garantiu sua classificação à Segunda Fase com duas rodadas de antecedência.O atual formato da Série D entrou em vigor em 2016. Naquela primeiro ano, a melhor campanha foi do Altos que anotou 16 pontos de 18 possíveis - cinco vitórias e um empate. No ano passado, o América de Natal garantiu 15 pontos através de cinco triunfos e uma derrota. O problema é que estes dois clubes não conseguiram o acesso.
O São José disputa a Série D pela quinta vez em dez edições. Na estreia, em 2009, o Zequinha parou já na Segunda Fase diante do Londrina. No ano seguinte, a situação foi ainda pior, quando o clube de Porto Alegre acabou eliminado na Primeira Fase. O São José voltaria a disputar a Série D apenas em 2016 e foi eliminado na lanterna do seu grupo. Já no ano passado, os gaúchos fizeram sua melhor campanha. O São José aguentou até as quartas de final, uma etapa antes do acesso. O algoz foi o Atlético Acreano.
Se quiser bater o recorde da nova era da Série D, o São José terá que passar pelo Brusque no próximo domingo, 27 de maio, às 18 horas, no Estádio Augusto Bauer, pela 6ª e última rodada do Grupo A17.