São Paulo - Real Madrid e UEFA Champions League, é fato, nasceram um para o outro. E em anos de Copa do Mundo, a paixão é ainda mais avassaladora. Tanto é verdade que os merengues se lambuzaram com a quinta taça em época de Mundial. A vitória, por 3 a 1, sobre o Liverpool, neste sábado, no Estádio NSK Olimpiyskyi, em Kyiv, na Ucrânia, ainda garantiu a 13ª "orelhuda" no total aos espanhóis, recorde absoluto no torneio mais importante da Europa, sendo a terceira seguida. Benzema, em lance bizarro em que o goleiro Karius tentou sair jogando e tomou o gol madrilenho, abriu o marcador aos 6 minutos do 2º tempo. Mane até empatou logo em seguida para os Reds aos dez, mas Bale, com um golaço de bicicleta aos 19 minutos, e contando com um frangaço do goleiro do clube inglês aos 38 minutos, fechou o placar para delírio dos torcedores. Cristiano Ronaldo, apesar de não ter deixado sua marca na final, garantiu seu quinto título na UCL.
A festa para alguns jogadores, no entanto, será curta. Carvajal - que saiu machucado ainda no 1º tempo, pouco depois da lesão de Salha -, Nacho, Sergio Ramos, Isco, Asensio e Lucas Vázquez, Cristiano Ronaldo, Marcelo e cia. terão que comemorar pouco por causa da Copa da Rússia. Todos estão convocados para o Mundial. O Real Madrid, por sinal, já havia faturado a UCL na última edição do torneio da FIFA. Em 2014, o clube espanhol superou o Atlético de Madrid. Os merengues também festejaram antes dos Mundiais de 1958, 1966, 1998 e 2002.Sem falar que o Real Madrid aumentou seu leque de comemorações em países europeus. Não por acaso, os madrilenos tomaram conta do torneio mais desejado da Europa. A Ucrânia foi o décimo palco das quase intermináveis voltas olímpicas dos espanhóis. O Real Madrid já havia sido campeão na França (2), Espanha, Bélgica (2), Alemanha, Escócia (2), Holanda, Portugal, Itália e País de Gales.
O time do técnico Zidane foi campeão com nove vitórias (três em casa, uma em campo neutro e cinco fora), dois empates (um como mandante e outro fora) e só duas derrotas (uma ao lado da torcida e outra como visitante), além de 33 gols a favor e 16 tomados. Desde o penta entre 1955/1956 a 1959/1960, o Real Madrid jamais havia conseguido emendar três títulos seguidos na Champions League.
Só outros dois clubes foram tricampeões. O Bayern de Munique tinha sido o último tricampeão da UCL (1973/1974, 1974/1975 e 1975/1976). Além de espanhóis e alemães, o holandês Ajax também enfileirou a Champions três vezes seguidas (1970/1971, 1971/1972 e 1972/1973).Campeões!
O maior vencedor da UEFA Champions League é o Real Madrid que aumentou sua vantagem ao chegar a 13 conquistas. O Milan aparece com sete, contra cinco do Barcelona, Liverpool e do Bayern de Munique. O Ajax tem quatro títulos, um a mais do que Internazionale e Manchester United. Com duas conquistas há Juventus, Porto, Nottingham Forest e Benfica. Chelsea, Borussia Dortmund, Olympique, Estrela Vermelha, PSV, Steaua Bucuresti, Hamburgo, Aston Villa, Feyenoord e Celtic têm um título cada.
Em relação aos títulos por países, a Espanha é a recordista, agora, com 18 conquistas, contra 12 de Itália e Inglaterra. A Alemanha conta com sete feitos na Europa, enquanto a Holanda tem seis. A lista ainda tem Portugal com quatro títulos. França, Iugoslávia, Romênia e Escócia somam uma conquista cada.