São Paulo - O gol é um momento único do futebol. É o lance mais esperado do jogo. E balançar as redes em plena Copa do Mundo se torna ainda mais importante por mexer com toda uma nação. Alguns jogadores são privilegiados e não só anotam seus tentos em Mundiais, como ainda conseguem a artilharia daquela edição. A partir de agora você, torcedor internauta, poderá acompanhar todos os artilheiros da história das Copas do Mundo. E lógico que a artilharia tinha que ter o estilo do Sr. Goool.
A lista dos artilheiros daqueles que mais marcaram gols para aqueles que menos balançaram as redes é tradicional. O Sr. Goool até elencou os jogadores, mas com um simples clique no nome do artilheiro, o torcedor internauta terá a relação de todos os jogos em que o artilheiro colocou a bola no fundo do barbante. Melhor! Dará para saber o tempo do gol, a fase, a rodada da partida e se foi de pênalti.
O mesmo vale para os gols contra. A lista fica abaixo da artilharia. E nos gols contra também é possível ter todas as informações daquele tento indesejado. Na última Copa do Mundo, por exemplo, foram cinco gols contra. O lateral-esquerdo Marcelo marcou o primeiro gol contra da história da Seleção Brasileira ao fazer o tento para a Croácia aos 11 minutos do 1º tempo.O artilheiro do Mundial 2014, por sua vez, foi o colombiano James Rodríguez com seis gols. Ele precisou de cinco partidas para balançar as redes seis vezes. Na vitória sobre o Uruguai, por 2 a 0, pelas oitavas de final, James Rodríguez anotou os dois tentos, aos 28'/1T e aos 5'/2T. Na eliminação da Colômbia para o Brasil nas quartas de final, o artilheiro fez de pênalti.A Seleção Brasileira, por sua vez, faz tempo que não tem um artilheiro. A última vez que o Brasil ficou no topo da artilharia foi com Ronaldo na campanha do título de 2002. O Fenômeno balançou as redes em oito oportunidades. O primeiro artilheiro brasuca, porém, foi Leônidas da Silva, em 1938, com sete gols.
Em 1950, Ademir fez oito e ficou com o título pessoal. Já Garrincha e Vavá, com quatro gols, tiveram que dividir a artilharia da Copa de 1962 com Valentin Ivanov, da União Soviética, Leonel Sanchez, do Chile, Florian Albert, da Hungria, e Drazen Jerkovic, da Iugoslávia.