Portal Eventos
Copa do Brasil
Em 30 de maio de 2018 às 11:10

Copa do Brasil poderá ter os cinco maiores campeões nas quartas de final; Confira os confrontos!

Torneio nacional jamais contou com Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio e Palmeiras nas quartas de final

da Redação -

São Paulo - A Copa do Brasil conheceu, nesta quarta-feira, os confrontos das quartas de final. Os duelos foram decididos por sorteio na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A atual edição do torneio nacional poderá ter pela primeira vez os cinco maiores campeões nas quartas de final, segundo levantamento do Sr. Goool. Tudo dependerá do atual campeão Cruzeiro que brigará por sua vaga ante o Atlético Paranaense no Mineirão apenas em 16 de julho, um dia após a Copa do Mundo. No jogo de ida, na Arena da Baixada, em Curitiba, a Raposa fez 2 a 1. O vencedor de mineiros ou paranaenses vai encarar o Santos. Este duelo está na chave de Vasco ou Bahia e Palmeiras. Na outra chave há Corinthians ou Chapecoense e Flamengo ou Grêmio. Chapecoense, Flamengo, Palmeiras e Cruzeiro ou Atlético Paranaense vão decidir a vaga em casa.



Corinthians-SPxChapecoense-SC
Grêmio-RSxFlamengo-RJ
Vasco-RJ ou Bahia-BAxPalmeiras-SP
Santos-SPxCruzeiro-MG ou Atlético Paranaense-PR

Grêmio, Corinthians, Flamengo e Palmeiras, neste momento, já estão garantidos nas quartas de final, assim como Chapecoense e Santos. Os quatro primeiros estão entre os cinco maiores vencedores da Copa do Brasil. O Imortal, assim como o Cruzeiro, acumula cinco títulos. Já Timão, Mengo e Verdão somam três voltas olímpicas cada. Só o quinteto tem mais de um título na competição. De 2013 para cá - um ano após o Palmeiras ganhar seu segundo título e entrar para a lista de vencedores com mais de uma conquista -, o torneio jamais teve os cinco maiores campeões juntos nas quartas de final.

Em 2013, por exemplo, Corinthians, Flamengo e Grêmio até marcaram presença nas quartas, mas Cruzeiro e Palmeiras estavam fora. Na temporada seguinte, as ausências foram de Grêmio e novamente Palmeiras. Corinthians, Cruzeiro e Flamengo deram o ar da graça. Em 2015, só Grêmio e Palmeiras estiveram nas quartas de final da Copa do Brasil. Há dois anos, por sua vez, a única ausência foi do Rubro-negro carioca. Em 2017, o Corinthians foi o único a não chegar até as quartas de final.

Do quinteto, aliás, o Alvinegro do Parque São Jorge é aquele que detém o maior jejum de títulos. O Corinthians não fatura a Copa do Brasil desde 2009. A última volta olímpica do Flamengo foi em 2013 e do Palmeiras em 2015. Já Grêmio e Cruzeiro são os dois últimos vencedores do segundo torneio mais importante do país.

 Cruzeiro abriu vantagem sobre o Atlético Paranaense e segue vivo na briga pelo bi na Copa do Brasil!Washington Alves / CruzeiroCruzeiro abriu vantagem sobre o Atlético Paranaense e segue vivo na briga pelo bi na Copa do Brasil!
Campeões!
O Estado de São Paulo é o maior campeão da Copa do Brasil com nove títulos. Logo atrás está o Rio Grande do Sul com sete conquistas, contra seis de Minas Gerais. Já o Rio de Janeiro ficou com cinco. Pernambuco e Santa Catarina contabilizam uma conquista cada no torneio nacional.

Em relação aos clubes, o Grêmio voltou a ganhar a companhia do Cruzeiro. A dupla contabiliza cinco conquistas cada. Flamengo, Corinthians e Palmeiras estacionaram nos três títulos cada. Já Atlético Mineiro, Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma têm um título cada.

Regulamento:
Os confrontos do mata-mata serão com jogos de ida e volta. Em caso de empate na pontuação e no saldo de gols, a decisão será nos pênaltis. O campeão da Copa do Brasil terá vaga na fase de grupos da Libertadores. Em hipótese alguma o vice da Copa do Brasil ficará com a vaga da Libertadores. Se o campeão da Copa do Brasil conquistar a vaga através do Brasileirão, do título da própria Libertadores ou da Sul-americana, a vaga será repassada a um clube da Série A do Brasileiro.