São Paulo - Brasil e Argentina, principais países da América do Sul, terão maioria nas oitavas de final da Libertadores e na Segunda Fase da Sul-americana. Além dos eternos rivais, apenas outras três nações contarão com clubes nos dois principais torneios sul-americanos. Os brasileiros tomaram conta com 12 representantes ao todo e seis em cada disputa.
São tantos clubes brasileiros que não deu para escapar de um duelo verde e amarelo na Libertadores. O Flamengo vai encarar o Cruzeiro pelas oitavas de final. Santos, Grêmio, Corinthians e Palmeiras, assim como a Raposa, decidirão a vaga em casa. O Verdão, aliás, foi o melhor clube da Fase de Grupos. Na Sul-americana, enquanto isso, só os cariocas Botafogo e Vasco terão a torcida na volta. São Paulo, Fluminense, Atlético Paranaense e Bahia abrirão em casa.
Todos representados!
A decepção, por sua vez, fica com o Uruguai. Uma das forças da América do Sul, o Uruguai não terá participantes no mata-mata da Libertadores. Em compensação, serão seis clubes na Sul-americana - a mesma quantidade do recordista Brasil. Equador, Bolívia, Venezuela e Peru também só contarão com clubes no segundo torneio mais importante da América do Sul.
Confira a relação de clubes de cada país na Libertadores e Sul-americana:
Brasil
6 Libertadores
6 Sul-americana
Argentina
6 Libertadores
5 Sul-americana
Paraguai
2 Libertadores
3 Sul-americana
Colômbia
1 Libertadores
4 Sul-americana
Chile
1 Libertadores
1 Sul-americana
Uruguai
6 Sul-americana
Equador
3 Sul-americana
Bolívia
2 Sul-americana
Venezuela
1 Sul-americana
Peru
1 Sul-americana