São Paulo - A Copa do Mundo na Europa, por enquanto, está bem europeia. Afinal, das quatro seleções garantidas antecipadamente nas oitavas de final, três são do continente. O Uruguai, até aqui, é o único intruso entre a anfitriã Rússia, a França e a Croácia. Com outras 11 seleções na briga, a Europa poderá bater seu próprio recorde. No atual formato com 32 seleções, implantado em 1998, os europeus chegaram a colocar dez entre as 16 seleções nas oitavas de final em duas oportunidades.
Curiosamente, as edições de 1998 e 2006 foram realizadas na Europa. A França, assim como a Rússia em 2018, era a dona da casa há 20 anos. Os franceses seriam campeões naquela oportunidade. Antes, a Seleção da França chegou às oitavas de final ao lado de Itália, Noruega, Dinamarca, Alemanha, Holanda, Iugoslávia, Romênia, Croácia e Inglaterra.Em 2006, o país-sede também estava no mata-mata. A Alemanha puxou a fila que ainda tinha Suécia, Inglaterra, Portugal, Holanda, Itália, Suíça, Ucrânia, Espanha e França. A Seleção Alemã, aliás, é a única da Europa que esteve nas oitavas de final nas últimas cinco edições de Mundiais. Na atual temporada, os alemães defendem o título, mas começaram a Copa com o pé esquerdo - derrota para o México, por 1 a 0.
Espanha e Portugal ocupam as duas primeiras posições do Grupo B e lutam pela classificação. No Grupo C, a vice-líder Dinamarca tentará seguir os mesmos passos da França. O mesmo acontece com a Islândia no Grupo D que tem a Croácia na ponta. A Sérvia também lidera o Grupo E, o mesmo do Brasil. Nesta chave há ainda a Suíça. Já a Alemanha está no Grupo F ao lado da Suécia. Bélgica e Inglaterra ocupam os dois primeiros postos do Grupo G. Por fim, a Polônia está no Grupo H.
Confira as seleções da Europa nas oitavas de final da Copa do Mundo:
1998 (10)
Itália, Noruega, França, Dinamarca, Alemanha, Holanda, Iugoslávia, Romênia, Croácia e Inglaterra
2002 (8)
Alemanha, Dinamarca, Inglaterra, Suécia, Espanha, Irlanda, Bélgica e Itália
2006 (10)
Alemanha, Suécia, Inglaterra, Portugal, Holanda, Itália, Suíça, Ucrânia, Espanha e França
2010 (6)
Alemanha, Inglaterra, Holanda, Eslováquia, Espanha e Portugal
2014 (6)
Holanda, Grécia, França, Alemanha, Suíça e Bélgica