São Paulo - A Croácia ainda é novata em quartas de final da Copa do Mundo. Afinal, os croatas estão nesta etapa apenas pela segunda vez na história. A primeira foi em 1998. Ainda assim, a seleção europeia ostenta aproveitamento superior a de gigantes do futebol mundial, segundo levantamento do Sr. Goool. Em cinco participações no torneio da FIFA, a Croácia aparece na 8ª colocação com aproveitamento de 55%, um pouco abaixo dos 56% das campeãs mundiais Espanha e França.
Os croatas, por sinal, superam algumas seleções que já deram a volta olímpica em Copas do Mundo. A Inglaterra, por exemplo, venceu o Mundial em 1966 e acumula desempenho de 53%. Os ingleses, no entanto, ainda jogarão contra a Colômbia pelas oitavas de final. O Uruguai, por sua vez, já jogou, se classificou às quartas, mas tem aproveitamento de só 51%. Os uruguaios faturaram duas Copas (1930 e 1950).A Croácia ainda bate a Rússia, sua adversária nas quartas de final. Os russos, levando em consideração o histórico da União Soviética, têm desempenho de 50%. Agora, se for considerado apenas a Rússia, o aproveitamento cai para 38%. A Seleção Croata também ganha de Portugal. A seleção de Cristiano Ronaldo, melhor jogador do planeta, tem 53%. Os portugueses foram eliminados nas oitavas de final.
Croácia e Rússia se enfrentarão pelas quartas de final no próximo sábado, às 15 horas (horário de Brasília), no Estádio Fisht, em Sochi.