São Paulo - A Suécia conquistou uma marca de respeito em pleno duelo que a garantiu nas quartas de final da Copa do Mundo. A vitória sobre a Suíça, por 1 a 0, nesta terça-feira, foi a 50ª partida dos suecos em Mundiais. Agora, a Seleção Sueca faz parte de uma seleta lista de países que já atuaram 50 ou mais vezes no torneio da FIFA. Apenas outras dez seleções têm este privilégio, sendo que a Holanda também acumula 50 jogos em Copas.
A recordista é a atual campeã Alemanha com 109 jogos. Os alemães, no entanto, serão alcançados pelo Brasil na próxima sexta-feira. A Seleção Brasileira acumula 108 confrontos, mas igualará os europeus no embate ante a Bélgica pelas quartas de final. Apenas estas duas seleções já chegaram a 100 jogos. A Itália, por sua vez, aparece com 83 partidas.Já a Argentina acumula 81 duelos, enquanto a Inglaterra marca 66 por conta do duelo contra a Colômbia pelas oitavas de final. França e Espanha somam 63 jogos, mas os franceses farão, ao menos, mais um. Afinal, a França está nas quartas de final e pegará o Uruguai, dono de 55 partidas. Antes, o México aparece com 57 confrontos em Copas do Mundo.
A campanha da Suécia, ao longo de 12 participações em Copas, ainda tem 13 empates e 18 derrotas, além de 80 gols a favor e 71 tentos tomados. Desde a criação das oitavas de final em 1986, a Suécia tinha chegado às quartas de final apenas em 1994, quando foi 3º lugar. O melhor desempenho dos suecos, enquanto isso, ocorreu em 1958, quando foram vice-campeões em casa.