São Paulo - A Copa do Mundo 2018 continuará com apenas dois campeões. A edição da Rússia começou com sete dos oito vencedores, apenas a Itália ficou de fora. Agora, só resta França, algoz do Uruguai, e Inglaterra que, neste sábado, superou a Suécia, por 2 a 0, em Samara e se garantiu nas semifinais. A atual marca mostra recuo em relação ao último Mundial no Brasil.
Em 2014, as semifinais tiveram três campeões. A Alemanha passou pelo Brasil e foi campeã em cima da Argentina. Três vencedores é o recorde no atual formato. Em 2006 também teve três donos de voltas olímpicas nas semifinais. Naquela oportunidade, a Itália despachou a anfitriã Alemanha e faturou o título em cima da França.A Copa 2018, enquanto isso, repete as edições de 2002 e 2010. Há 16 anos, só havia Brasil e Alemanha. Os brasileiros, naquele Mundial, foram campeões em cima dos alemães. Já em 2010, os vencedores eram Uruguai e Alemanha. O título, no entanto, ficou com a Espanha. O Sr. Goool só considerou campeã aquela seleção que já ostentava, ao menos, um título. Isso também norteou a edição de 1998, a pior do período analisado. Só o Brasil tinha título entre os semifinalistas e ficou com o vice ao ser derrotado pela França.
Inglaterra e França estão em chaves opostas. Os franceses vão encarar a Bélgica, que eliminou o Brasil. Já a Inglaterra espera pela anfitriã Rússia ou pela Croácia. A Copa do Mundo 2018 é a 5ª em que só seleções da Europa marcam presença nas semifinais.
Confira os campeões presentes nas semifinais da Copa do Mundo com o atual formato:
1998 (Brasil)
2002 (Brasil e Alemanha)
2006 (Itália, França e Alemanha)
2010 (Uruguai e Alemanha)
2014 (Alemanha, Argentina e Brasil)
2018 (França e Inglaterra)