Rio Grande do Sul - São José, Treze e Imperatriz pegaram as três primeiras vagas do acesso na Série D do Campeonato Brasileiro. Campinense e Ferroviário tentarão, nesta segunda-feira, se juntar ao trio na Série C 2019. Entre os clubes que já subiram de divisão, gaúchos e paraibanos encerraram jejum. O maior deles é da Paraíba. O Treze findou seca de cinco anos do estado e quatro da sua própria história.
O Galo estava fora da Série C desde 2014, quando foi rebaixado na vice-lanterna do Grupo A. Agora, a Paraíba volta a subir na Série D, fato que só havia acontecido em 2013. Há cinco anos, no entanto, o Botafogo foi além do acesso e garantiu o título. O acesso do Treze foi obtido com seis vitórias (quatro em casa e duas fora), cinco empates (dois como mandante e três como visitante) e apenas uma derrota longe da torcida, além de 23 gols a favor e nove tomados. Aproveitamento de 63,9%. No mata-mata, o Treze passou por URT, Iporá e Caxias.Um dos responsáveis pelo acesso do Galo foi o experiente técnico Flávio Araújo. Antes do Treze, ele já havia subido com Icasa na Série C de 2009, América de Natal na Série C de 2011, Sampaio Corrêa na Série D de 2012 - com direito a título e campanha invicta - e Série C de 2013, Ríver na Série D 2015 e CSA na Série C de 2017.
Melhor da Série D!
Já o São José mostrou sua força desde o início da jornada. O Zequinha é o melhor clube da Série D desde a fase de grupos. O acesso, no entanto, foi conquistado após os gaúchos reverterem a vantagem do paulista Linense. Este é o quarto acesso do Rio Grande do Sul na divisão. Os gaúchos estavam na seca desde 2015. Juventude (2013), Brasil (2014) e Ypiranga (2015) deixaram a Série D para trás.
O São José subiu de divisão com nove vitórias (seis em casa e três fora), um empate como visitante e duas derrotas longe da torcida, além de 17 gols pró e oito tentos sofridos. Aproveitamento de 77,8%. O outro acesso deste domingo foi do maranhense Imperatriz que superou o Manaus apenas nos pênaltis.
Confira os clubes que conquistaram o acesso na Série D:
2009
São Raimundo-PA
Macaé-RJ
Alecrim-RN
Chapecoense-SC
2010
Guarany-CE
Madureira-RJ
Araguaína-TO
Joinville-SC
2011
Tupi-MG
Santa Cruz-PE
Oeste-SP
Cuiabá-MT
2012
Sampaio Corrêa-MA
CRAC-GO
Mogi Mirim-SP
Baraúnas-RN
2013
Botafogo-PB
Juventude-RS
Tupi-MG
Salgueiro-PE
2014
Tombense-MG
Brasil-RS
Londrina-PR
Confiança-SE
2015
Botafogo-SP
Ríver-PI
Ypiranga-RS
Remo-PA
2016
Volta Redonda-RJ
CSA-AL
São Bento-SP
Moto Club-MA
2017
Operário-PR
Globo-RN
Atlético Acreano-AC
Juazeirense-BA
2018
São José-RS
Treze-PB
Imperatriz-MA