Portal Eventos
Brasileirão Série D
Em 11 de julho de 2018 às 01:31

Rio Grande do Sul iguala São Paulo e se torna recordista de acessos na Série D

Paraíba, Maranhão e Ceará também aumentaram o número de acessos à Série C

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Rio Grande do Sul - O São José, melhor clube da edição 2018, ajudou o Rio Grande do Sul a se tornar recordista em acessos na Série D do Campeonato Brasileiro, segundo levantamento do Sr. Goool. Os gaúchos chegaram a quatro acessos desde a criação da última divisão nacional em 2009. Assim, o estado do Sul iguala São Paulo que também já subiu quatro vezes à Série C.

O primeiro acesso do Rio Grande do Sul, porém, foi tarde. O Juventude, em 2013, abriu a "porteira" gaúcha. Brasil, em 2014, e Ypiranga, em 2015, foram no embalo e também deixaram a Série D. Agora, foi a vez do Zequinha. O São José subiu de divisão com nove vitórias (seis em casa e três fora), um empate como visitante e duas derrotas longe da torcida, além de 17 gols pró e oito tentos sofridos. Aproveitamento de 77,8%.

 São José reverteu a vantagem do Linense e conquistou o quarto acesso do Rio Grande do Sul na Série D!Eduardo Torres / São JoséSão José reverteu a vantagem do Linense e conquistou o quarto acesso do Rio Grande do Sul na Série D!
Se Rio Grande do Sul e São Paulo estão na liderança, o Maranhão pulou para a vice-liderança ao lado de Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Minas Gerais. Todos estes estados contam com três acessos. O Imperatriz conseguiu subir com seis vitórias (cinco em casa e uma fora), três empates (um como mandante e dois como visitante) e três derrotas longe da torcida, além de 20 gols anotados e dez tomados. Aproveitamento de 58,3%.

O Cavalo de Aço se junta a Sampaio Corrêa e Moto Club. O Sampaio não só subiu para a Série C, como foi campeão invicto em 2012. Já o Moto deixou a última divisão nacional em 2016. Enquanto isso, Paraíba e Ceará chegaram a dois acessos cada, igualando Pará, Santa Catarina, Pernambuco e Paraná.

Acesso na conta!
Os paraibanos, aliás, estiveram próximos de fazerem história. O estado poderia ter sido o primeiro a garantir dois acessos na mesma edição. O Campinense, porém, não se juntou ao Treze. O Galo, que estava fora da Série C desde 2014, subiu com seis vitórias (quatro em casa e duas fora), cinco empates (dois como mandante e três como visitante) e apenas uma derrota longe da torcida, além de 23 gols a favor e nove tomados. Aproveitamento de 63,9%. Antes, a Paraíba já tinha o acesso do Botafogo, campeão em 2013.

O último acesso no ano foi do Ferroviário, algoz do Campinense. O clube cearense, fora da Série C desde 2006, subiu de divisão com cinco vitórias (duas em casa e três fora), seis empates (quatro como mandante e dois como visitante) e uma derrota fora, além de 19 gols a favor e 14 tentos tomados. Aproveitamento de 58,3%. O Ceará acumulava apenas o acesso do Guarany, campeão em 2010.

A Série D ainda tem os acessos de Tocantins, Mato Grosso, Goiás, Sergipe, Piauí, Alagoas, Acre e Bahia. Ao todo, 20 estados já subiram, ao menos, um clube da Série D para a Série C do Brasileirão. Após os acessos, as semifinais de 2018 terão São José e Ferroviário de um lado, Treze e Imperatriz do outro.

Confira os clubes que conquistaram o acesso na Série D:

2009

São Raimundo-PA
Macaé-RJ
Alecrim-RN
Chapecoense-SC

2010

Guarany-CE
Madureira-RJ
Araguaína-TO
Joinville-SC

2011

Tupi-MG
Santa Cruz-PE
Oeste-SP
Cuiabá-MT

2012

Sampaio Corrêa-MA
CRAC-GO
Mogi Mirim-SP
Baraúnas-RN

2013

Botafogo-PB
Juventude-RS
Tupi-MG
Salgueiro-PE

2014

Tombense-MG
Brasil-RS
Londrina-PR
Confiança-SE

2015

Botafogo-SP
Ríver-PI
Ypiranga-RS
Remo-PA

2016

Volta Redonda-RJ
CSA-AL
São Bento-SP
Moto Club-MA

2017

Operário-PR
Globo-RN
Atlético Acreano-AC
Juazeirense-BA

2018

São José-RS
Treze-PB
Imperatriz-MA
Ferroviário-CE