São Paulo - França e Croácia chegaram na fase em que todas as outras 30 seleções gostariam de estar. Franceses e croatas decidirão a Copa do Mundo 2018 no próximo domingo, ao meio dia (horário de Brasília), no Estádio Luzhniki, em Moscou. Esta será a 17ª final diferente da história do torneio, segundo levantamento do Sr. Goool. Se a França está em sua terceira decisão atrás do segundo título, a Croácia fez história ao chegar pela primeira vez à final.
Ao longo das 21 edições de Mundiais, apenas dois confrontos se repetiram. Alemanha e Argentina, que se enfrentaram na última Copa, em 2014, já tinham ficado frente a frente em 1986 e 1990. Os alemães levaram a melhor em 90 e em 2014. Enquanto isso, o Brasil foi melhor do que a Itália em 1970 e em 1994. Apesar da Copa estar em sua 21ª edição, houve 20 finais, uma vez que, em 1950, o título foi definido em Quadrangular.A França, em suas finais, encarou campeões. Os franceses derrotaram o Brasil em 1998, mas ficaram com o vice ante a Itália em 2006. Ao todo, 13 seleções chegaram à final da Copa do Mundo. A Croácia tentará entrar para a lista das nove seleções que já deram a volta olímpica. Entre os finalistas, apenas Holanda, Tchecoslováquia, Hungria e Suécia não conseguiram chegar até o lugar mais alto do pódio.
Os croatas estão apenas pela 5ª vez no torneio da FIFA. A Croácia acumula 22 jogos com 11 triunfos, sendo quatro em 2018, quatro empates e sete derrotas, além de 33 gols marcados e 22 tentos sofridos. Após vencer Argentina, Nigéria e Islândia no Grupo D, a Seleção Croata eliminou, nos pênaltis, a Dinamarca nas oitavas de final e a anfitriã Rússia nas quartas de final, além dos ingleses nas semifinais.