São Paulo - Bélgica e Inglaterra gostariam de se despedir da Copa do Mundo no domingo, no dia da final. Mas derrotadas por França e Croácia, respectivamente, as seleções europeias entrarão em campo no sábado, às 11 horas (horário de Brasília), em São Petersburgo, e terão que se contentar com a disputa do 3º lugar na Rússia. Belgas e ingleses, aliás, estarão pela segunda vez na briga pelo bronze mundial. Os rivais vão se reencontrar na Copa 2018, uma vez que se pegaram na fase de grupos e os belgas levaram a melhor (1 a 0).
Sem nunca ter chegado à final, a Bélgica também bateu na trave em 1986. No Mundial do México, os belgas foram derrotados pela França na prorrogação (2 a 0), após empate, por 2 a 2, no tempo normal. O 4º lugar há 32 anos, por sinal, é a melhor colocação da Bélgica. A Inglaterra, por sua vez, até foi campeã em 1966, mas jamais ganhou o 3º lugar. Em 1990, os ingleses sonharam com o bi, mas tiveram que se contentar com o 4º lugar após derrota para a Itália (2 a 1).
Campanhas!
A Bélgica, por sua vez, está pela 13ª vez no torneio da FIFA. São 47 partidas com 19 triunfos, nove igualdades e 19 tropeços, além de 66 gols marcados e 72 tentos tomados. A Bélgica venceu seus três jogos na Primeira Fase - Panamá, Tunísia e Inglaterra -, além de ter eliminado Japão nas oitavas de final e Brasil nas quartas de final, mas parou na França nas semifinais.