São Paulo - A Croácia já fez história ao chegar pela primeira vez à final da Copa do Mundo. Os croatas, no entanto, querem dar o próximo passo e conquistar o inédito título. A decisão do Mundial 2018 contra a França será neste domingo, ao meio-dia (horário de Brasília), em Moscou. A Seleção Croata poderá ser a terceira a derrubar um campeão na final, segundo levantamento do Sr. Goool. Os rivais franceses deram a volta olímpica, em casa, em 1998.
E há um detalhe interessante para a Croácia sonhar ainda mais com esta possibilidade. Em 1966, a Inglaterra, assim como os croatas, disputava pela 5ª vez o Mundial. Os ingleses também chegaram pela primeira vez à final há 52 anos. Não satisfeita, a Seleção da Inglaterra foi campeã ao derrotar um campeão. Os ingleses venceram a Alemanha Ocidental na prorrogação (2 a 0), após empate no tempo normal (2 a 2). Naquela oportunidade, os alemães ostentavam o título de 1954.A outra seleção que superou um campeão mundial na decisão também está envolvida na Copa do Mundo 2018. Trata-se da França. Os franceses aproveitaram o fator casa e meteram 3 a 0 no Brasil. A França teve que disputar dez vezes a Copa do Mundo para chegar à final e ser campeã. O Brasil, há 20 anos, tinha quatro títulos e defendia a conquista de 1994.
Das 20 finais, já que o título de 1950 foi definido em um Quadrangular, seis vezes houve confronto entre seleções campeãs e sem título. Em 1938 a Itália, campeã em 1934, superou a Hungria. Em 1962, o Brasil, campeão em 1958, bateu a Suécia. Em 1966, a Inglaterra despachou a campeã Alemanha Ocidental. Em 1974, os alemães ganharam da Holanda. Em 1998, a França ganhou do Brasil. Agora, a Croácia tentará passar pela França.
Finalistas!
Os croatas estão apenas pela 5ª vez no torneio da FIFA. A Croácia acumula 22 jogos com 11 triunfos, sendo quatro em 2018, quatro empates e sete derrotas, além de 33 gols marcados e 22 tentos sofridos. Após vencer Argentina, Nigéria e Islândia no Grupo D, a Seleção Croata eliminou, nos pênaltis, a Dinamarca nas oitavas de final e a anfitriã Rússia nas quartas de final, além dos ingleses nas semifinais.