Portal Eventos
Brasileirão Série D
Em 26 de julho de 2018 às 12:02

Agora, na Série D! Divisões do Brasileirão terão a quarta final entre nordestinos

Ferroviário e Treze repetirão decisões entre rivais do Nordeste nas Séries B e C do Brasileirão

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Ceará - Ferroviário e Treze começarão a decidir o título da Série D do Campeonato Brasileiro na próxima segunda-feira, às 19h15, no Estádio do Castelão, em Fortaleza. Esta é a primeira vez que a decisão do último escalão nacional envolve dois clubes da mesma região. E mais! Esta será apenas a quarta vez que o Nordeste terá uma final exclusiva nas divisões do Brasileirão, segundo levantamento do Sr. Goool.

 Treze, como tem melhor campanha ante o Ferroviário, terá o apoio da torcida na partida final da Série D!Treze / Site OficialTreze, como tem melhor campanha ante o Ferroviário, terá o apoio da torcida na partida final da Série D!
A última foi no ano passado. O CSA superou o Fortaleza no mesmo Castelão, por 2 a 1, e segurou o 0 a 0 no Rei Pelé, em Maceió. Além do acesso à Série B, os alagoanos faturaram também o título da Série C. O terceiro escalão, aliás, já havia tido uma final nordestina. Em 2013, o Santa Cruz deu a volta olímpica ao empatar sem gols com o Sampaio Corrêa em São Luís e vencer, por 2 a 1, em Recife.

A primeira final do Nordeste em uma divisão de Brasileirão, no entanto, ocorreu em 1972. O Sampaio Corrêa foi campeão ao vencer o Campinense nos pênaltis, por 5 a 4. A partida única teve empates no tempo normal, por 1 a 1, e na prorrogação, por 0 a 0. Agora, Ferroviário e Treze entrarão para esta seleta lista. O jogo de volta será no sábado, 4 de agosto, às 18h30, no Estádio Amigão, em Campina Grande. Além da dupla nordestina, São José-RS e Imperatriz-MA também subiram para a Série C.

Final da Série D!
Paraíba ou Ceará, aliás, repetirá Minas Gerais, único estado com dois títulos na Série D. O último escalão nacional ainda conta com conquistas de Rio de Janeiro, São Paulo, Pará e Paraná, além dos já citados estados nordestinos (Maranhão, Ceará e Paraíba).

A vaga do Treze foi obtida com sete vitórias (cinco em casa e duas fora), cinco empates (dois como mandante e três como visitante) e duas derrotas longe da torcida, além de 24 gols a favor e dez tentos tomados. Aproveitamento de 61,9%. Já a campanha do clube cearense tem seis vitórias (três em casa e três fora), seis empates (quatro como mandante e dois como visitante) e duas derrotas longe da torcida, além de 23 gols a favor e 17 tomados. Aproveitamento de 57,1%.