Portal Eventos
Brasileirão Série C
Em 27 de julho de 2018 às 16:28

Botafogo mantém histórico positivo dos paulistas na Série C e São Paulo poderá repetir edição 2016

São Paulo tem quatro acessos desde 2012, primeiro ano com o atual formato

da Redação -

São Paulo - O atual formato da Série C do Campeonato Brasileiro terá, pela sexta vez em sete edições, um clube paulista nas quartas de final. O Botafogo carimbou o passaporte com três rodadas de antecedência no Grupo B. Sem falar que os paulistas ainda poderão repetir a temporada 2016, quando colocaram dois representantes no mata-mata.

O Botafogo, após 15 rodadas, ocupa a vice-liderança com 30 pontos, três a menos do que o líder Operário. O clube de Ribeirão Preto acumula nove vitórias (cinco em casa e quatro fora), três empates (dois como mandante e um como visitante) e três derrotas longe da torcida, além de 26 gols a favor e 12 tentos tomados. Aproveitamento de 66,7%.

O Tricolor ainda poderá ganhar a companhia do Bragantino. O Leão fecha o G4 do Grupo B com 25 pontos, seis a mais do que o 5º colocado. Restam apenas três rodadas e nove pontos em disputa. Se o Braga avançar, São Paulo repetirá a edição 2016. Há dois anos, os paulistas também colocaram dois clubes nas quartas de final. O Guarani, na oportunidade, ainda obteve o acesso. Já o Botafogo ficou pelo caminho.

 Botafogo garantiu vaga para o mata-mata da Série C pela segunda vez na história!Botafogo / Site OficialBotafogo garantiu vaga para o mata-mata da Série C pela segunda vez na história!
Certeiro!
O estado de São Paulo, aliás, não costuma decepcionar. São quatro acessos desde 2012, primeiro ano com o atual formato. O Oeste subiu há seis temporadas, enquanto o Mogi Mirim garantiu vaga na Série B em 2014. Se o Guarani deixou a Série C em 2016, no ano passado foi a vez do São Bento. A Portuguesa em 2015, por sua vez, até chegou ao mata-mata, mas não conseguiu êxito.

A única vez que os paulistas não foram representados no mata-mata foi em 2013. Naquela oportunidade, as quatro vagas ficaram com Macaé-RJ, Vila Nova-GO, Caxias-RS e Betim-MG. O Mogi Mirim terminou em 5º lugar e foi o melhor paulista, enquanto o Guarani acabou uma posição abaixo. Já o Grêmio Barueri foi rebaixado.

Botafogo e Bragantino voltarão a campo pelo Grupo B no próximo sábado. O Pantera receberá o líder Operário no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, às 16 horas. Logo depois, às 18 horas, o Bragantino pegará o Luverdense no Estádio Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde.

Confira os paulistas classificados ao mata-mata na Série C:

*conquistaram o acesso

2012 (Oeste*)
2014 (Mogi Mirim*)
2015 (Portuguesa)
2016 (Guarani* e Botafogo)
2017 (São Bento*)
2018 (Botafogo)