Portal Eventos
Brasileirão Série D
Em 29 de julho de 2018 às 09:45

Ferroviário coloca Ceará pela 7ª vez na final do Brasileirão e buscará o 2º título do estado

Ferrão enfrentará o Treze tentando repetir a conquista do Guarany na mesma divisão nacional

da Redação -

Ceará - O Ferroviário, nesta segunda-feira, às 19h15, começará a decidir seu primeiro título nas divisões do Campeonato Brasileiro. O Ferrão enfrentará o Treze no Estádio do Castelão, em Fortaleza, pela Série D. Esta será a sétima vez que um clube do Ceará jogará uma final nacional. O Tricolor poderá se tornar o segundo campeão do estado.

O primeiro e, até aqui, único vencedor é o Guarany que, em 2010, ganhou a segunda edição da Série D ao superar o Madureira. Nas outras vezes, no entanto, os cearenses tiveram que se contentar com o vice. O Fortaleza é o recordista no quesito. O Leão do Pici foi duas vezes vice na Taça Brasil. Em 1960, o Tricolor perdeu do Palmeiras e, oito anos depois, sucumbiu diante do Botafogo.

O Fortaleza também bateu na trave na Série B de 2002 contra o Criciúma e na Série C de 2017 ante o CSA. Em 2004, o Leão até ficou com o vice-campeonato da Série B, mas a disputa não teve final e, sim, Quadrangular, ganho pelo Brasiliense. O outro vice-campeão do estado é o Icasa, derrotado na final da Série C de 2012 para o Oeste.

O Nordeste, com Treze e Ferroviário, confirma a superioridade na Série D. Os nordestinos só não decidiram o título em 2009 e 2014. Sem falar que a região assumirá a liderança no quesito títulos ao lado do Sudeste. Ambos acumulam quatro conquistas. Os nordestinos ainda terão cinco vices. Sul e Norte têm uma conquista cada.

 Ferroviário disputará sua primeira final em divisões do Brasileirão e tentará dar o segundo título ao Ceará!Ferroviário / DivulgaçãoFerroviário disputará sua primeira final em divisões do Brasileirão e tentará dar o segundo título ao Ceará!
Final da Série D!
Paraíba ou Ceará, aliás, repetirá Minas Gerais, único estado com dois títulos na Série D. O último escalão nacional ainda conta com conquistas de Rio de Janeiro, São Paulo, Pará e Paraná, além dos já citados estados nordestinos (Maranhão, Ceará e Paraíba).

A vaga do Treze foi obtida com sete vitórias (cinco em casa e duas fora), cinco empates (dois como mandante e três como visitante) e duas derrotas longe da torcida, além de 24 gols a favor e dez tentos tomados. Aproveitamento de 61,9%. Já a campanha do clube cearense tem seis vitórias (três em casa e três fora), seis empates (quatro como mandante e dois como visitante) e duas derrotas longe da torcida, além de 23 gols a favor e 17 tomados. Aproveitamento de 57,1%.

Confira as finais dos clubes cearenses nas divisões do Brasileirão:

Taça Brasil

1960
Palmeiras-SP x Fortaleza-CE

1968
Botafogo-RJ x Fortaleza-CE

Série B

2002
Criciúma-SC x Fortaleza-CE

Série C

2012
Oeste-SP x Icasa-CE

2017
CSA-AL x Fortaleza-CE

Série D

2010
Guarany-CE x Madureira-RJ

2018
Treze-PB x Ferroviário-CE