São Paulo - De nada valeu a invencibilidade de 11 jogos como mandante na temporada 2013 e o aproveitamento de 100% em casa na Libertadores. O Palmeiras foi surpreendido pelo Tijuana, nesta terça-feira, em pleno Estádio do Pacaembu, em São Paulo. A derrota, por 2 a 1, eliminou o clube paulista da Libertadores. Agora, o Tijuana enfrentará o Atlético Mineiro pelas quartas-de-final.
O Verdão não perdia em casa há 11 partidas, sendo que dez tinham acabado em vitória. Apenas o clássico contra o Santos pelo Paulistão tinha terminado empatado (0 a 0). Pela Libertadores, o Palmeiras apresentava três triunfos: Sporting Cristal-PER (2 a 1), Tigre-ARG (2 a 0) e Libertad-PAR (1 a 0).O último tropeço do Palmeiras como mandante em 2013 tinha sido em 27 de janeiro, pela 3ª rodada do Estadual, quando o novato Penapolense - hoje na final do Título do Interior - venceu, por 3 a 2. A invencibilidade era maior se fosse levado em conta apenas jogos pela competição sul-americana.
O último tropeço do Verdão como mandante na Libertadores tinha sido em 3 de março de 2009, quando o Colo Colo-CHI triunfou, por 3 a 1, ainda no Estádio Palestra Itália, em São Paulo, pela 2ª rodada da fase de grupos. Após este jogo, o Palmeiras ainda tinha vencido outras duas vezes e empatado mais duas.
O Tijuana já tinha sido algoz do rival Corinthians. Na Primeira Fase, os mexicanos venceram os paulistas e encerraram a invencibilidade de 16 jogos do atual campeão da Libertadores. O Tijuana, porém, se classificou na segunda colocação na fase de grupos.