São Paulo - A Série D do Campeonato Brasileiro foi encerrada, no último sábado, com uma pequena melhora na média de público. Não há motivos, porém, para comemorar. Afinal, a última divisão nacional voltou a ficar abaixo dos dois mil pagantes, segundo levantamento do Sr. Goool. Em dez edições, cinco sequer chegaram aos dois mil espectadores. Após 266 jogos, a edição 2018 registrou média final de apenas 1.184 testemunhas e público total de 306.756 torcedores.
No ano passado, a situação foi ainda pior. A Série D 2017 teve média de 1.159 aficionados. A atual temporada, aliás, só supera o desempenho da edição passada. Os outros anos com média inferior a dois mil pagantes conseguem bater a marca de 2018 - 2013 (1.832), 2014 (1.897) e (1.631). O melhor desempenho, enquanto isso, ocorreu em 2011, primeira e única vez com média de três mil pagantes (3.280). Já a temporada de 2015 foi a última com marca superior a dois mil torcedores (2.662).O vice-campeão Treze foi o responsável pelo maior público e pela melhor média da Série D 2018. Nas semifinais contra o Imperatriz, o Galo conquistou o único público da competição acima de dez mil apaixonados (12.713). Na final contra o Ferroviário, no entanto, por causa do resultado adverso da ida (3 a 0), só 7.031 torcedores estiveram no Estádio Amigão, em Campina Grande.
A média final do Treze ficou em 4.827 fanáticos. Em oito partidas como mandante, o público total do Galo foi de 38.618 fãs. O campeão Ferroviário, como comparação, teve média de 2.307 apaixonados e total de 18.454 tricolores. O Ferrão terminou na 9ª colocação e teve seu melhor público na primeira partida da decisão (12.713). A Série D ainda registrou público de três testemunhas no embate nordestino entre Belo Jardim e Guarani.
O Ferroviário foi campeão com sete vitórias (quatro em casa e três fora), seis empates (quatro como mandante e dois como visitante) e três derrotas longe da torcida, além de 26 gols a favor e 18 tomados. Aproveitamento de 56,3%.
Líder do Grupo A4, o Ferroviário passou por Cordino, 4 de Julho-PI e Interporto-TO, além de novamente Cordino na Segunda Fase, Altos-PI nas oitavas de final, Campinense-PB nas quartas de final - adversário do acesso - e São José-RS nas semifinais - melhor clube da Série D.
Confira as médias de público da Série D do Brasileirão:2009 (2.580)
2010 (2.730)
2011 (3.280)
2012 (2.333)
2013 (1.832)
2014 (1.897)
2015 (2.662)
2016 (1.631)
2017 (1.159)
2018 (1.184)