Portal Eventos
Brasileirão Série C
Em 12 de agosto de 2018 às 10:37

Série C tem rebaixamento inédito e clubes que voltaram para a Série D pela segunda vez

Joinville, Salgueiro, Tupi e Juazeirense terão que jogar novamente a última divisão nacional em 2019

da Redação -

Bahia - A edição 2018 da Série C do Campeonato Brasileiro confirmou os rebaixamentos de Joinville, Salgueiro, Tupi e Juazeirense. O clube baiano entra para a lista daqueles que fizeram bate e volta. Após o acesso em 2017, a Juazeirense volta à Série D. São Raimundo, Alecrim, Araguaína, Tupi, CRAC, Baraúnas e Ríver também não conseguiram superar a primeira temporada no terceiro escalão nacional.

Se a Juazeirense ainda não conhecia o caminho de volta, Salgueiro e Tupi já estão ficando acostumados. Esta é a segunda vez que pernambucanos e mineiros passam pela Série C, mas acabam na Série D. O Salgueiro esteve na Série C em 2012, quando amargou o descenso. Neste mesmo ano, o Tupi também sofreu sua primeira queda à Série D. E os mineiros vinham de um título no último escalão nacional.

Salgueiro e Tupi, aliás, deixaram Pernambuco e Minas Gerais, respectivamente, com dois rebaixamentos na Série C desde 2009. Santa Catarina também tem duas quedas. A segunda foi produzida pelo Joinville. O JEC, por sinal, levou cinco anos para pular da Série D para a Série A, mas precisou de apenas quatro para voltar à última divisão nacional.

 Juazeirense não conseguiu se segurar na Série C e fez o bate e volta até a Série D do Brasileirão!Agência CHJuazeirense não conseguiu se segurar na Série C e fez o bate e volta até a Série D do Brasileirão!
Campanhas!
O clube catarinense terminou a Série C com a pior campanha no geral. Foram quatro vitórias em casa, dois empates (um como mandante e outro como visitante) e 12 derrotas (quatro ao lado da torcida e oito fora), além de 12 gols a favor e 13 tentos tomados. Aproveitamento de 25,9%. Também no Grupo B, o Tupi caiu com seis triunfos (quatro em casa e dois fora), duas igualdades (uma como mandante e outra como visitante) e dez tropeços (quatro diante da torcida e seis fora), além de 19 tentos pró e 30 sofridos. Aproveitamento de 37%.

No Grupo A, Salgueiro e Juazeirense aumentaram as decepções do Nordeste. Desde que o Brasileirão passou a ter quatro divisões nacionais, em 2009, o Nordeste sempre chorou, ao menos, um rebaixamento na Série C. Em dez temporadas já são 15 rebaixamentos. O descenso do Carcará foi com três vitórias (duas em casa e uma fora), oito empates (cinco como mandante e três como visitante) e sete derrotas (duas ao lado da torcida e cinco fora), além de 11 comemorações e 19 bolas nas próprias redes. Aproveitamento de 31,5%.

Primeiro clube baiano a ser rebaixado na Série C desde 2009, a Juazeirense obteve quatro vitórias ao lado da torcida, sete empates (quatro em casa e três fora) e sete derrotas (uma como mandante e seis como visitante), além de 16 gols pró e 20 sofridos. Aproveitamento de 35,2%. Assim, a Bahia volta a ficar sem representantes na Série C.

Confira todos os clubes rebaixados na Série C:

2009

Sampaio Corrêa-MA, Mixto-MT, Confiança-SE e Marcílio Dias-SC

2010

Alecrim-RN, Juventude-RS, Gama-DF e São Raimundo-PA

2011

Campinense-PB, Marília-SP, Brasil-RS e Araguaína-TO

2012

Salgueiro-PE, Santo André-SP, Guarany-CE e Tupi-MG

2013

Brasiliense-DF, CRAC-GO, Grêmio Barueri-SP, Baraúnas-RN e Rio Branco-AC

2014

São Caetano-SP, Treze-PB, CRAC-GO e Duque de Caxias-RJ

2015

Águia-PA, Madureira-RJ, Caxias-RS e Icasa-CE

2016

América de Natal-RN, Portuguesa-SP, Ríver-PI e Guaratinguetá-SP

2017

Mogi Mirim-SP, ASA-AL, Macaé-RJ e Moto Club-MA

2018

Joinville-SC, Salgueiro-PE, Tupi-MG e Juazeirense-BA