Portal Eventos
Brasileirão Série C
Em 13 de agosto de 2018 às 16:59

Grupo B coloca os três melhores clubes da Série C nas quartas de final; Piores classificados estão no Grupo A

Desta vez, os oito clubes que mais pontuaram no geral carimbaram o passaporte até o mata-mata

da Redação -

São Paulo - A Série C do Campeonato Brasileiro costuma ter algumas distorções nos grupos da Primeira Fase. Não é raro alguns clubes serem eliminados mesmo tendo mais pontuação do que os rivais do outro grupo. Na edição 2018, no entanto, os maiores pontuadores, de fato, chegaram às quartas de final. Os três recordistas carimbaram o passaporte no Grupo B, enquanto o Grupo A teve os dois piores.

O Botafogo, por causa do saldo de gols (16 a 8), superou o Operário na última rodada e ficou com a liderança do Grupo B e no geral. O clube paulista marcou 35 pontos em 18 rodadas. Foram dez vitórias, cinco empates e apenas três derrotas. Aproveitamento de 64,8%. O Operário, que liderou a chave boa parte do tempo, também acumulou 35 pontos de 54 possíveis.

Já o Cuiabá se classificou com 32 pontos. Esta foi a primeira vez que o clube mato-grossense chegou às quartas de final. Por conta do alto número de nordestinos no Grupo A, os representantes do Centro-Oeste foram colocados no Grupo B. Só depois dos três primeiros colocados é que aparece o primeiro participante do Grupo A. O Náutico saiu da lanterna e garantiu a liderança da sua chave com 31 pontos.

O Atlético Acreano, por sua vez, perdeu fôlego na reta final, mas ainda assim alcançou os 30 pontos. O dono da sexta melhor campanha da fase de grupos foi o Bragantino. Os paulistas, na 4ª colocação do Grupo B, anotaram 29 pontos. Por fim, os últimos colocados no ranking dos classificados foram Santa Cruz, dono de 28 pontos, e Botafogo, responsável por 26.

 Botafogo e Operário fecharam a Primeira Fase com as melhores campanhas da Série C!Raul Ramos / BotafogoBotafogo e Operário fecharam a Primeira Fase com as melhores campanhas da Série C!
Acessos!
Vice-líder do Grupo A, o Atlético enfrentará o Cuiabá, 3º colocado no Grupo B. O Náutico, líder do Grupo A, desafiará o Bragantino, dono da campanha mais modesta no Grupo B. Já o paulista Botafogo, melhor do Grupo B, enfrentará o xará paraibano Botafogo, 4º colocado do Grupo A. Por fim, o desafio do paranaense Operário será contra o Santa Cruz.

O Acre se tornou o 17º estado diferente a chegar ao mata-mata desde 2012. Se os acreanos festejaram pela primeira vez, os paulistas são figurinhas carimbadas. Em sete edições com o formato atual, São Paulo foi representado oito vezes. Ceará, Minas Gerais e Rio de Janeiro aparecem logo atrás com seis classificações cada. Já os pernambucanos subiram para quatro vagas, assim como Alagoas. Paraíba e Mato Grosso chegaram a três.

Na sequência aparecem Pará, Maranhão, Goiás, Sergipe e Paraná com duas vagas. Santa Catarina e Rio Grande do Norte, por fim, têm uma classificação cada às quartas de final da Série C. No mata-mata serão jogos de ida e volta e, desta vez, sem o "gol qualificado". Os semifinalistas conquistarão o acesso à Série B. E os finalistas ainda brigarão pelo título da Série C.

Confira a pontuação final dos clubes classificados na Série C:

Botafogo-SP (35)
Operário-PR (35)
Cuiabá-MT (32)
Náutico-PE (31)
Atlético Acreano-AC (30)
Bragantino-SP (29)
Santa Cruz-PE (28)
Botafogo-PB (26)