São Paulo - O Santos é um dos clubes que jamais foram rebaixados na Série A do Campeonato Brasileiro. Mas a cada rodada que passa, o Peixe se complica na classificação. Após 18 rodadas, o time do técnico Cuca aparece na zona de rebaixamento, no 17º lugar, com 18 pontos. A atual campanha do Alvinegro Praiano, aliás, pode até ser melhor do que a do Palmeiras em 2012, mas fica abaixo da apresentada pelo Corinthians em 2007. Verdão e Timão são os rivais do Santos que já foram rebaixados à Série B.
Há 11 anos, o Corinthians terminou o Brasileirão entre os quatro piores colocados. Na 18ª rodada, no entanto, o Alvinegro do Parque São Jorge acumulava 23 pontos e aparecia fora da zona do descenso, na 16ª posição. Ou seja, o Corinthians tinha cinco pontos a mais do que o Peixe. Em 2012, o Palmeiras foi rebaixado pela segunda vez à Série B.O Verdão até fechou a penúltima rodada do turno fora da zona de rebaixamento, mas tinha menos pontos do que o Santos 2018. Há seis anos, o Palmeiras ostentava 16 pontos na 16ª colocação. A campanha atual do Peixe apresenta apenas quatro vitórias (três em casa e uma fora), seis empates (dois como mandante e quatro como visitante) e oito derrotas (três ao lado da torcida e cinco fora), além de 18 gols a favor e 23 tentos tomados. Aproveitamento modesto de 33,3%.
Sem vencer há sete jogos - duas derrotas e cinco empates -, o Santos tentará o primeiro triunfo na Era Cuca contra o Sport na Vila Belmiro no sábado, às 16 horas, pela 19ª rodada do Brasileirão.