Portal Eventos
Brasileirão Série C
Em 22 de agosto de 2018 às 01:16

Gratuidades no jogo do Santa Cruz ante o Operário dariam o 4º maior público da Série C em 2018

Mais de 12 mil torcedores entraram sem pagar, o que equivale a 25% do público total

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Pernambuco - O Santa Cruz, no último domingo, venceu o Operário, por 1 a 0, diante do maior público da edição 2018 da Série C do Campeonato Brasileiro. O Estádio do Arruda, em Recife, recebeu 34.474 pagantes para o primeiro duelo das quartas de final. O que chamou a atenção, no entanto, foi a quantidade de gratuidades. Nada menos do que 12.884 torcedores entraram sem pagar. Isso equivale a 25% do público total ou daria o quarto maior público de toda a divisão, segundo levantamento do Sr. Goool.

A diretoria do Santa Cruz disponibilizou 13.037 ingressos para não pagantes. No borderô oficial divulgado pelo clube e pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), porém, não há distinção sobre este item. O Tricolor costuma contemplar jovens de até 12 anos, além de policiais militares, delegados e juízes. Sem falar nos torcedores acima de 60 anos, garantidos pelo Estatuto do Idoso. E há também os jornalistas cadastrados para a cobertura da partida. Tudo isso precisa ser registrado para o gasto obrigatório do seguro.

O Sr. Goool pediu esclarecimentos ao Santa Cruz, mas não conseguiu falar com o presidente Constantino de Oliveira Júnior, dirigentes ou diretores financeiros. A assessoria, através de Jota Santana, se limitou a afirmar "não tenho maiores informações. Prevalece o conteúdo que consta no borderô". Ao não divulgar tais detalhes à imprensa, a diretoria do Santa Cruz também esconde informação do seu torcedor, principalmente daquele que paga ingresso.

 Diretoria do Santa Cruz não quis explicar o motivo de tantos torcedores terem entrado de graça no Arruda!Reprodução / CBFDiretoria do Santa Cruz não quis explicar o motivo de tantos torcedores terem entrado de graça no Arruda!
Público de jogo!
É fato que o Santa Cruz disponibilizou 54.537 ingressos e que o público total chegou a 49.476 torcedores. Mas com 12.884 gratuidades, a arrecadação com a venda de entradas não passou nem perto de um milhão (R$ 732.395,00). Mesmo com o maior público da Série C, o Santinha só recebeu R$ 531.781,80. As gratuidades do Santa Cruz chegam a consumir 25% do público, mas no clássico ante o Náutico bateu na casa dos 35%.

Os 12.884 torcedores que não pagaram ingresso no domingo renderiam o quarto melhor público de toda a Série C. Tal marca só fica abaixo do confronto entre Santa Cruz e Operário, Remo e Náutico (19.371) e Cuiabá x Atlético Acreano (19.284). Para se ter uma ideia, o Santinha fez o clássico contra o Náutico perante 3.232 pagantes, público quatro vezes inferior às gratuidades ante o Operário.

Com a vitória no jogo de ida, o Santa Cruz jogará pelo empate para conquistar o acesso à Série B e a vaga para a semifinal da Série C. Os paranaenses precisarão vencer por um gol de diferença para levar para os pênaltis ou por dois ou mais gols para subir diretamente. Não há "gol qualificado" este ano. A partida de volta será no domingo, às 15 horas, no Estádio Germano Kruger, em Ponta Grossa.