São Paulo - O Campeonato Brasileiro da Série A1 de futebol feminino conheceu, na última quarta-feira, todos os classificados às quartas de final. Interessante notar que sete dos oito clubes garantidos estiveram no mata-mata do ano passado, na primeira edição com o atual formato. A novidade em 2018 será a Ponte Preta. As paulistas, aliás, pela segunda edição seguida, serão maioria. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda definirá as datas, horários e locais dos jogos de ida e volta.
A Ponte Preta pegou a última vaga no Grupo 2. A Macaca se classificou com 19 pontos, quatro a mais do que o Osasco Audax, 5º colocado. O clube de Osasco, aliás, esteve entre os oito garantidos nas quartas de final do ano passado. Esta foi a única mudança em relação a 2017. Corinthians, Iranduba, Kindermann, Ferroviária, Santos, Flamengo e Rio Preto carimbaram o passaporte pela segunda vez seguida.O Corinthians, líder do Grupo 1, será o adversário da Ponte Preta. As quartas de final, aliás, terão dois duelos entre paulistas. Também pudera! Dos oito clubes na briga pelo título, cinco são de São Paulo. O atual campeão Santos liderou o Grupo 2 e enfrentará a Ferroviária, 4ª colocada do Grupo 1. Já o Rio Preto, 3º lugar no Grupo 2, medirá forças ante o Iranduba, vice-líder do Grupo 1.
As amazonenses, por sinal, superaram o Kindermann na última rodada da Primeira Fase e roubaram a posição das catarinenses que, agora, terão que desafiar o Flamengo, vice-líder do Grupo 2. O Flamengo é um dos quatro campeões nas quartas de final. O Mengo deu a volta olímpica em 2016. Rio Preto (2015) e Ferroviária (2014) também já foram campeões do Brasileirão Feminino.
O Brasileirão Feminino, em 112 jogos, teve 50 vitórias dos mandantes, 31 triunfos dos visitantes e 31 empates. Foram marcados 337 gols, sendo 190 dos donos da casa e 147 dos visitantes. Média de 3,01 tentos por confronto. O Santos obteve o melhor ataque com 46 gols. A melhor defesa ficou com o Kindermann (7). O empate, por 1 a 1, foi o resultado mais repetido - 14 vezes.