São Paulo - Ponte Preta e Guarani farão o dérbi de Campinas neste sábado, às 16h30, no Estádio Moisés Lucarelli, pela 23ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Este será apenas o sexto encontro dos eternos rivais no segundo escalão nacional. E as duas torcidas têm motivos para sonhar. Afinal, sempre que um clube venceu o outro, comemorou o acesso ao final da temporada.
Dois anos antes, em 2009, o Guarani deu início a esta cartilha. O Bugre ganhou dos alvinegros no Brinco de Ouro, por 2 a 1, e na casa da rival por 1 a 0. O Guarani, além de subir para a elite nacional, foi vice-campeão da divisão. A primeira vez que Guarani e Ponte Preta disputaram a Série B, no entanto, ocorreu em 1991. Mas naquela oportunidade não houve dérbi. Os rivais estavam em grupos diferentes. Se a Ponte caiu logo de cara, o Guarani subiu com direito a vice-campeonato.
Na atual Série B, o Guarani leva vantagem sobre a Ponte Preta. O Bugre acumula 35 pontos, três a mais do que a Macaca. Em 22 jogos, o Alviverde acumula dez vitórias (seis em casa e quatro fora), cinco empates (três como mandante e dois como visitante) e sete derrotas (três ao lado da torcida e quatro fora), além de 33 gols a favor e 26 tentos tomados. Aproveitamento de 53%.
A Ponte Preta, por sua vez, tem desempenho de 48,5%. São nove triunfos (três em casa e seis fora), cinco igualdades (três ao lado da torcida e duas fora) e oito tropeços (quatro como mandante e quatro como visitante), além de 27 bolas nas redes e 20 sofridos.