Portal Eventos
Brasileirão Série C
Em 25 de agosto de 2018 às 16:23

São Paulo poderá disparar na liderança dos acessos na Série C; Dois estados poderão fazer história

Assim como os paulistas, Pernambuco poderá subir dois clubes e garantir a vice-liderança

da Redação -

São Paulo - A Série C do Campeonato Brasileiro conhecerá os quatro clubes que subirão para a Série B entre domingo e segunda-feira. Dos oito postulantes às vagas, dois são paulistas e outros dois são pernambucanos. Há ainda um paraibano, um mato-grossense, um paranaense e um acreano. O estado de São Paulo, aliás, poderá aumentar a vantagem na liderança de acessos, segundo levantamento do Sr. Goool.

De 2009 para cá, os paulistas subiram cinco vezes, assim como os mineiros. Minas Gerais, no entanto, está fora de combate na temporada 2018. O Bragantino ficou perto do acesso ao meter 3 a 1 no Náutico em Bragança Paulista. A volta será na Arena Pernambuco. Já o Botafogo não terá vida fácil. Apesar de decidir em casa, em Ribeirão Preto, a Pantera terá que reverter a vantagem do xará paraibano que saiu na frente (1 a 0).

Se São Paulo poderá chegar a sete acessos, Pernambuco tentará alcançar a vice-liderança com quatro feitos. Os pernambucanos, além da difícil missão do Náutico, ainda contarão com o Santa Cruz que bateu o Operário, por 1 a 0, no Arruda. A volta será em Ponta Grossa. Os pernambucanos têm dois acessos e poderão alcançar Alagoas, dono de quatro façanhas.

 Botafogo terá que reverter a vantagem do xará paraibano para dar mais um acesso aos paulistas na Série C!Raul Ramos / BotafogoBotafogo terá que reverter a vantagem do xará paraibano para dar mais um acesso aos paulistas na Série C!
Enquanto isso, Mato Grosso ficou perto do seu segundo acesso. O Cuiabá fez 2 a 0 no Atlético Acreano na Arena Pantanal. A volta será em Rio Branco. Os acreanos, aliás, jamais subiram na Série C no período analisado. Além do Acre, a Paraíba também tentará o primeiro feito. O Paraná, por sua vez, tem um acesso. Além dos estados citados, Ceará, Rio Grande do Norte e Santa Catarina acumulam três acessos cada. Pará, Maranhão, Goiás e Rio Grande do Sul somam dois acessos cada. Já o Rio de Janeiro subiu uma vez.

Entre os clubes, Santa Cruz e Náutico tentam voltar à Série B um ano após o rebaixamento. O Bragantino, por sua vez, esteve no segundo escalão nacional em 2016. O jejum do Botafogo-SP é maior, vem desde 2002. Pior fazem Operário (1991) e Botafogo-PB (1989).

Confira todos os clubes que subiram na Série C desde 2009:

2009

América Mineiro-MG, ASA-AL, Guaratinguetá-SP e Icasa-CE

2010

ABC-RN, Ituiutaba-MG, Criciúma-SC e Salgueiro-PE

2011

Joinville-SC, CRB-AL, Ipatinga-MG e América de Natal-RN

2012

Oeste-SP, Icasa-CE, Chapecoense-SC e Paysandu-PA

2013

Santa Cruz-PE, Sampaio Corrêa-MA, Luverdense-MT e Vila Nova-GO

2014

Macaé-RJ, Paysandu-PA, Mogi Mirim-SP e CRB-AL

2015

Vila Nova-GO, Londrina-PR, Tupi-MG e Brasil-RS

2016

Boa Esporte-MG, Guarani-SP, ABC-RN e Juventude-RS

2017

CSA-AL, Fortaleza-CE, Sampaio Corrêa-MA e São Bento-SP