São Paulo - Os duelos das quartas-de-final da Libertadores já estão definidos e com apenas dois brasileiros (eram seis nas oiatvas-de-final) na briga pelo título. Se os paulistas (São Paulo, Palmeiras e Corinthians) e o Grêmio se despediram da competição sul-americana, Atlético Mineiro e Fluminense seguem na disputa pelo título, assim como Tijuana, Boca Juniors, Newell's Old Boys, Real Garcilaso, Olímpia e Santa Fe.
Melhor clube da Segunda Fase, o Galo irá encarar o Tijuana. Apesar de ter só sete anos e participar pela primeira vez da Libertadores, o clube mexicano venceu e acabou com a invencibilidade de 16 jogos do Corinthians e ainda eliminou o Palmeiras, encerrando a série invicta de 11 jogos como mandante do clube paulista.O outro duelo será de clubes argentinos. O Boca Juniors vem respaldado pela classificação em cima do Corinthians, mas o Newell's eliminou outro rival hermano (Vélez Sarsfield - uma vez campeão da Libertadores) e ainda lidera o Torneio Final do Campeonato Argentino.
O duelo entre Fluminense e Olímpia terá dois clubes que terminaram a fase de grupos na liderança. O Tricolor carioca tenta retomar o bom futebol apresentado na temporada passada, enquanto o Olímpia aposta em seu histórico na Libertadores.
Por fim, Real Garcilaso e Santa Fe voltarão a se enfrentar, como fizeram na Segunda Fase. Na oportunidade, o Santa Fe, líder do grupo, venceu, em casa, por 2 a 0, e empatou, por 1 a 1, no Peru. A grande surpresa do torneio é o Real Garcilaso que, apesar da vice-liderança na fase de grupos, eliminou o Nacional - três vezes campeão da Libertadores. Já o Santa Fe, mesmo com a derrota, por 2 a 1, no jogo de ida para o Grêmio, venceu, em casa, por 1 a 0, e carimbou o passaporte.
Histórico!
Dos oito clubes classificados nas quartas-de-final, dois já foram campeões da Libertadores. O Boca Juniors aparece com seis títulos. Já os paraguaios do Olímpia somam três. Nas quartas-de final, Newell's Old Boys, Atlético Mineiro, Olímpia e Santa Fe terão a vantagem de decidirem em casa.
Se não houver a necessidade de alterar a tabela - por causa de confronto forçado de brasileiros -, as semifinais terão o duelo entre o vencedor de Atlético Mineiro e Tijuana contra o classificado do clássico entre Boca Juniors e Newell's Old Boys. Do outro lado, Olímpia ou Fluminense vão encarar o vencedor de Santa Fe ou Real Garcilaso.
Campeões!
A Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG. Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR e Nacional-URU, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, River Plate-ARG e Grêmio. Com uma conquista há Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Atlético Nacional-COL, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.
Em relação aos títulos por países, o Brasil chegou a 16 com a conquista do Corinthians em 2012. Mas a Argentina segue soberana na frente, com 22. O Uruguai soma oito títulos, contra três do Paraguai e dois da Colômbia. Equador e Chile têm um cada.
Confira os duelos das quartas-de-final da Libertadores:
Atlético Mineiro x Tijuana
Boca Juniors x Newell's Old Boys
Real Garcilaso x Santa Fe
Olímpia x Fluminense