Mato Grosso - O Cuiabá fez história ao garantir o inédito acesso à Série B do Campeonato Brasileiro. Agora, o Dourado poderá conquistar um feito único não só desde a sua fundação, mas também de todo o Mato Grosso. O jovem clube de apenas 16 anos poderá colocar seu estado pela primeira vez em uma final nacional. O Cuiabá abrirá as semifinais da Série C neste domingo, às 19 horas, na Arena Pantanal, na capital do Mato Grosso, contra o Botafogo. Os paulistas têm a melhor campanha da divisão.
A estreia do Cuiabá nas divisões nacionais foi em 2003, quando a Série C ainda era o último escalão do Brasileirão. As campanhas de 2003 e 2004, no entanto, não foram nada boas. O clube mato-grossense voltaria a jogar apenas a Série D de 2011, mas garantiria o acesso logo de cara. O acesso, porém, foi com o 3º lugar, fora da decisão. Desde então, o Cuiabá fez campanhas modestas na Série C. Tanto é verdade que a edição 2018 foi a primeira em que o clube do Mato Grosso chegou ao mata-mata e, de quebra, conseguiu o sonhado acesso.Na história recente, o rival Luverdense também obteve o acesso na Série C de 2013, mas com o 3º lugar. O LEC jogou a Série B entre 2014 e 2017, quando foi rebaixado. Neste ano, o clube de Lucas do Rio Verde não conseguiu avançar às quartas de final. Os maiores títulos da dupla, aliás, são regionais. Mato Grosso pode não ter garantido vaga em decisões nacionais, mas foi duas vezes campeão da Copa Verde.
O torneio conta com clubes do Norte, Centro-Oeste e do Espírito Santo. O Cuiabá foi campeão, em 2015, em cima do Remo. Dois anos depois, o Luverdense superou o Paysandu na final da Copa Verde. Agora, o Dourado poderá chegar a um lugar que nenhum outro mato-grossense ousou colocar os pés.
O segundo duelo pelas semifinais será no sábado, 8 de setembro, às 17 horas, no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto. O vencedor deste confronto pegará Operário ou Bragantino que também subiram para a Série B e querem o título da Série C.