São Paulo - Botafogo e Operário já garantiram o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro e, agora, lutarão pelo inédito título da Série C. A dupla, porém, terá que passar pelas semifinais antes de sonhar com a volta olímpica. Paulistas e paranaenses poderão se tornar o primeiro campeão da Série D a conquistar uma outra divisão nacional.
É verdade que o Sampaio Corrêa já tem títulos de três divisões, mas tais feitos foram obtidos antes da última divisão nacional. A Bolívia Querida foi campeã invicta da Série D em 2012. O primeiro título nacional do clube maranhense, porém, foi a Série B de 1972. Em 1997, o Sampaio Corrêa voltou a festejar, mas na Série C.Agora, Botafogo e Operário poderão repetir o Sampaio em relação a títulos das Séries C e D. Mas Pantera e Fantasma poderão ser os primeiros a irem além dos acessos seguidos. O Botafogo faturou a última divisão nacional em 2015, enquanto o Operário levou a Série D no ano passado. As semifinais da Série C começarão neste fim de semana.
O Botafogo, fora da Série B desde 2002, conseguiu subir de divisão com 11 vitórias (sete em casa e quatro fora), cinco empates (três como mandante e dois como visitante) e quatro derrotas longe da torcida, além de 31 gols a favor e 15 tentos tomados.
O Operário, por sua vez, obteve o acesso com 11 vitórias (sete em casa e quatro fora), cinco empates (três como mandante e dois como visitante) e quatro derrotas longe da torcida, além de 28 gols a favor e 18 tentos tomados. O clube paranaense não disputava a Série B desde 1991.