Portal Eventos
Brasileirão Série A
Em 02 de setembro de 2018 às 10:18

Vasco repete campanha do rebaixamento de 2013 e perde para a queda de 2008

Cariocas foram atropelados pelo Santos e continuam colados na zona do descenso

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Rio de Janeiro - O Vasco voltou ao Maracanã, neste sábado, e apanhou feio do Santos (3 a 0) pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. Com a nona derrota em 21 jogos - os cariocas têm um duelo a menos do que os rivais -, o Gigante da Colina se manteve uma posição acima da zona de rebaixamento com apenas três pontos a mais. Talvez por isso não é de se estranhar o fato de que o clube cruzmaltino tenha campanha pior daquela apresentada no rebaixamento de 2008 e igual a da queda em 2013, segundo levantamento do Sr. Goool.

Dos nove tropeços em 2018, quatro foram em casa e cinco fora. A campanha vascaína ainda acumula seis vitórias ao lado da torcida e seis empates (dois como mandante e quatro como visitante), além de 25 gols a favor e 32 tentos tomados. Aproveitamento de 38,1%. Este é o mesmo desempenho de cinco anos atrás. Naquela oportunidade, a diferença para a degola, no entanto, era menor (dois pontos). Em 2013, o Vasco foi rebaixado no 18º lugar com 44 pontos e aproveitamento de 38,6%.

Se esta situação já é desesperadora, os próximos dados darão ainda mais calafrios aos vascaínos. Em 2008, ano da primeira queda à Série B, o Vasco tinha 25 pontos de 63 possíveis. A campanha de dez anos atrás era melhor do que a apresentada nesta temporada. Naquela oportunidade, o Gigante da Colina ocupava o 13º lugar com três pontos a mais do que a degola. No final, no entanto, o clube da Colina foi rebaixado em 18º lugar com 40 pontos e 35,1%.

 Vasco é atropelado pelo Santos no Maracanã e segue grudado na zona de rebaixamento do Brasileirão!Rafael Ribeiro / CBFVasco é atropelado pelo Santos no Maracanã e segue grudado na zona de rebaixamento do Brasileirão!
Os 24 pontos atuais só superam o desempenho do terceiro rebaixamento. Em 2015, o Vasco acumulava apenas 13 pontos na lanterna do Brasileirão. Após as últimas 17 rodadas, o clube carioca amargou o descenso na 18ª posição com 41 pontos e aproveitamento de 36%. O Vasco só não entra na degola nesta rodada por causa dos critérios de desempate. O Gigante da Colina tem seis vitórias, enquanto a Chapecoense, que abre a zona do medo, aparece com 21 pontos e quatro triunfos.

O próximo desafio do time do técnico Alberto Valentim será na quinta-feira, às 20 horas, contra o América Mineiro no Estádio Independência, em Belo Horizonte, pela 23ª rodada do Brasileirão. Fora de casa, o Vasco ainda não venceu. São quatro pontos em nove rodadas - terceira pior campanha como visitante no geral.