Portal Eventos
Brasileirão Série B
Em 03 de setembro de 2018 às 02:30

Série B tem subido, ao menos, um clube rebaixado no ano anterior na Série A desde 2011

Avaí, neste momento, é o clube rebaixado no Brasileirão passado que está no G4 da Série B

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Santa Catarina - O Avaí, apesar da derrota para o Figueirense, por 1 a 0, no clássico deste sábado no Estádio da Ressacada, em Florianópolis, segue firme e forte na briga pelo acesso na Série B do Campeonato Brasileiro. O Leão ainda tentará aumentar a sequência de clubes rebaixados na Série A do ano anterior que conseguiram voltar à elite já na temporada seguinte. Tal fato tem acontecido ininterruptamente desde 2011, segundo levantamento do Sr. Goool. O clube catarinense, neste momento, divide o G4 com Fortaleza, CSA e Goiás.

Em 24 rodadas, o Avaí acumula 39 pontos, sendo dez vitórias (quatro em casa e seis fora), nove empates (cinco como mandante e quatro como visitante) e cinco derrotas (três ao lado da torcida e duas fora), além de 31 gols a favor e 19 tentos tomados. Aproveitamento de 54,2%. Dos outros clubes rebaixados em 2017, o Atlético Goianiense aparece em 7º lugar (37), a Ponte Preta está em 9º (34), enquanto o Coritiba é 10º (33).

O Avaí, aliás, já está nesta lista. Em 2015, os catarinenses desceram para a Série B, mas retornaram à Série A em 2016 ao lado do Vasco, outro rebaixado no ano anterior. América Mineiro e Internacional, enquanto isso, foram os últimos clubes que fizeram bate e volta. Degolados no Brasileirão de 2016, a dupla retornou já em 2017. Dose dupla também nos acessos de Botafogo e Vitória em 2015. Cariocas e baianos caíram em 2014.

 Avaí foi derrotado no clássico catarinense para o rival Figueirense, mas se manteve no G4 da Série B!Frederico Tadeu / AvaíAvaí foi derrotado no clássico catarinense para o rival Figueirense, mas se manteve no G4 da Série B!
Bate e volta!
Um ano antes, Ponte Preta e Vasco também preferiram não pegar gosto pela Série B e logo pularam novamente para a Série A. Em 2012, jornada tripla. Sport, Palmeiras e Figueirense foram rebaixados no Brasileirão, mas encontraram a salvação na Série B de 2013. Já o primeiro clube a fazer bate e volta nesta empreitada foi o Atlético Paranaense, rebaixado na Série A de 2011 e que garantiu o acesso na Série B de 2012.

A última vez que isso não aconteceu foi há oito anos. Vitória, Guarani, Goiás e Grêmio Prudente não se seguraram na elite nacional. Para piorar, o quarteto ficou sem o acesso na Série B. Em 2011, subiram Portuguesa, Náutico, Ponte Preta e Sport. O Vitória até bateu na trave ao ficar em 5º. O Grêmio Prudente, que voltou a ser chamado de Grêmio Barueri, terminou na 9ª colocação. O Goiás, por sua vez, foi o 11º colocado, uma posição acima do Guarani.

O Avaí, em busca da recuperação, voltará a campo já na terça-feira, às 19h15, quando receberá o ameaçado CRB no Estádio da Ressacada, em Florianópolis, pela 25ª rodada da Série B. Em casa, o Leão acumula 17 pontos em 12 jogos. São quatro triunfos, cinco igualdades e três tropeços. Aproveitamento de 47,2%.