Portal Eventos
CONMEBOL Libertadores
Em 17 de maio de 2013 às 02:10

Grêmio foi eliminado nas oitavas em suas últimas duas participações na Libertadores

Na temporada 2013, Tricolor gaúcho caiu diante do Santa Fe, na Colômbia

da Redação -

Rio Grande do Sul - O Grêmio perdeu para o Santa Fe, por 1 a 0, na Colômbia, e foi eliminado da Libertadores. No jogo de ida, o clube brasileiro havia vencido, por 2 a 1. Em suas últimas duas participações, o clube gaúcho caiu nas oitavas-de-final. A primeira e então única vez tinha sido em 2011. Naquela oportunidade, o Grêmio perdeu para o Universidad Católica, em casa, por 2 a 1, e no Chile, por 1 a 0.

Na primeira vez em que esteve nas oitavas-de-final, porém, o Grêmio sagrou-se campeão da América, em 1995. No ano seguinte, o clube alcançou as semifinais, mesmo destino das temporadas 2002 e 2009. Em três oportunidades (1997, 1998 e 2003), o Grêmio chegou até as quartas-de-final. Já em 2007, o Tricolor foi vice-campeão da Libertadores.

Em 1982 (caiu na primeira fase), 1983 (campeão) e 1984 (vice-campeão) não havia oitavas-de-final na Libertadores. Em 1990 o mata-mata já tinha sido criado, mas na oportunidade o Grêmio foi eliminado logo na fase de grupos. Fora da Libertadores, o Grêmio terá que se contentar com o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil.

O Santa Fe, por sua vez, voltará a encarar o Real Garcilaso. Os rivais se enfrentaram na fase de grupos. Na oportunidade, o Santa Fe, líder do grupo, venceu, em casa, por 2 a 0, e empatou, por 1 a 1, no Peru. A grande surpresa do torneio é o Real Garcilaso que, apesar da vice-liderança na fase de grupos, eliminou o Nacional - três vezes campeão da Libertadores. Já o Santa Fe, mesmo com a derrota, por 2 a 1, no jogo de ida para o Grêmio, venceu, em casa, por 1 a 0, e carimbou o passaporte.

Nas quartas-de final, Newell's Old Boys - adversário do Boca Juniors -, Atlético Mineiro - rival do Tijuana -, Olímpia - adversário do Fluminense - e Santa Fe vão decidir em casa.

Campeões!
A Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG. Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR e Nacional-URU, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, River Plate-ARG e Grêmio. Com uma conquista há Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Atlético Nacional-COL, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.

Em relação aos títulos por países, o Brasil chegou a 16 com a conquista do Corinthians em 2012. Mas a Argentina segue soberana na frente, com 22. O Uruguai soma oito títulos, contra três do Paraguai e dois da Colômbia. Equador e Chile têm um cada.