Alagoas - Os Campeonatos Alagoano e Brasiliense serão encerrados neste sábado. Pensando nisso, o Sr. Goool foi em busca de estatísticas e curiosidades das duas decisões. Em Alagoas, a vantagem é do CRB que venceu o jogo de ida, por 4 a 2. Agora, o time regatiano será campeão com um simples empate. Ao CSA restará uma vitória - por qualquer placar - no tempo normal para levar a decisão para a prorrogação. Se nos 30 minutos adicionais o jogo seguir empatado, o título será definido nos pênaltis.
Para a decisão de 2013, o CSA só leva vantagem no número de títulos. O Azulão é o maior vencedor do Alagoano com 37 títulos, contra 26 do CRB. O Galo, porém, é o atual campeão estadual. Sem falar que o retrospecto do CRB como mandante é altamente superior ao desempenho do CSA fora de casa.Em seis jogos em casa - o jogo final terá mando de campo do CRB -, o time regatiano venceu os cinco do Hexagonal e empatou, por 1 a 1, com o CEO no tempo normal da semifinal. Mas na prorrogação, o CRB levou a classificação com o triunfo, por 1 a 0. O CSA, por sua vez, fez 13 partidas como visitante e tem apenas três triunfos, oito empates e dois tropeços.
Pelo menos, os rivais estão iguais no ranking de público. A liderança do CRB é por vantagem mínima. O Galo ostenta média de 4.867 pagantes. Enquanto isso, o CSA, com 14 jogos em casa, tem média de 4.082 pagantes. Sinal de que o Estádio Rei Pelé, em Maceió, estará lotado neste sábado.
Capital!
A decisão do Campeonato Brasiliense é mais desigual em relação aos placares do duelo de sábado. Como o Brasiliense venceu a primeira partida, por 1 a 0, poderá perder por até um gol de diferença para ficar com o título. Ao Brasília restará o triunfo por dois ou mais gols de diferença para encerrar um longo jejum.
O Brasília, oito vezes campeão estadual, não vence a competição desde 1987. A história do Brasiliense é mais recente. O Jacaré já faturou o Estadual em sete oportunidades, sendo a última em 2011. O duelo final será no novo Estádio Mané Garrincha, em Brasília, que receberá a Copa das Confederações e a Copa do Mundo.
Campeão do 2º Turno, o Brasiliense chega com retrospecto favorável como mandante. Em dez partidas foram cinco triunfos, três empates e duas derrotas. O Brasília, por sua vez, venceu cinco vezes fora de casa e perdeu duas. No ranking de público, o Brasiliense ocupa a vice-liderança com média de 1.755 pagantes, contra 772 do Brasília, quarto colocado.