São Paulo - O futebol brasileiro ainda pode estar bem à frente dos norte-americanos e canadenses, mas em matéria de lotar arquibancadas, os clubes da MLS dão de goleada na maioria dos participantes do Campeonato Brasileiro da Série A. Tanto é verdade que o lanterna do principal torneio dos EUA e do Canadá ostenta média de público superior a marca de oito clubes do Brasileirão, segundo levantamento do Sr. Goool.
O Columbus Crew realizou 14 partidas como mandante na temporada 2018 e apresenta média de 11.597 pagantes. Na MLS, aliás, todos os participantes superam a marca de dez mil espectadores. A média do Columbus Crew pode ser modesta na MLS, mas garantiria o 13º lugar no ranking da Série A. O clube norte-americano, por exemplo, vence quatro campeões brasileiros.O Atlético Paranaense tem média de 11.093 apaixonados, enquanto o Santos aparece com 10.845 alvinegros. O Sport, por sua vez, ostenta média de 10.619 fãs, contra apenas 8.468 torcedores do Botafogo. Chapecoense (8.210), Vitória (7.872), Paraná (6.260) e América Mineiro (4.873) são outros clubes do intitulado país do futebol que levam menos torcedores do que o Columbus.
Se fosse no Brasileirão, o San Jose Earthquakes ocuparia a 8ª colocação. Além da trupe já citada, o integrante da MLS ainda bateria o Atlético Mineiro (16.855) que está no G6 do Brasileirão. Bahia (17.479), Cruzeiro (16.707), Fluminense (15.917) e Vasco (15.006) não seriam páreos para o último colocado do torneio dos EUA e do Canadá.
Já o Atlanta United tem a melhor campanha e maior média de público da MLS. Os 50.863 pagantes ganham da média do Flamengo (47.050), dono da melhor marca no Brasileirão, e do São Paulo (37.320), líder da Série A. Por fim, a MLS ainda derrota o Brasileirão no geral. A média da MLS chega a 21.544 torcedores, ante 18.227 torcedores da elite verde e amarela.