São Paulo - O Corinthians pode ser o atual campeão brasileiro, mas na temporada 2018 praticamente só tem esperança na Copa do Brasil. Nesta quarta-feira, o Timão enfrentará o Flamengo na Arena Corinthians, em São Paulo, às 21h45. No primeiro jogo, no Maracanã, os rivais empataram sem gols. Para seguir em busca do título e da vaga na Libertadores, o clube paulista terá que encerrar seu maior jejum fora da final da Copa BR.
Campeão em 2009, o Corinthians nunca mais voltou a decidir o torneio nacional. São oito edições, sem contar a atual. A seca de agora superou as sete primeiras temporadas da Copa do Brasil. O Alvinegro do Parque São Jorge brigou pelo título pela primeira vez só em 1995, na 7ª edição da Copa do Brasil. O Corinthians seria campeão em cima do Grêmio.Depois daquela volta olímpica invicta, os paulistas voltariam à final após seis anos. Em 2001, porém, o Corinthians levou o troco do Grêmio. Sem perder tempo, o Timão voltou a ser campeão em 2002 ante o Brasiliense. Seis temporadas de novo, o clube de São Paulo amargou o vice ao cair ante o Sport. Mas em 2009, o Corinthians venceu o Internacional e foi campeão pela terceira e, até aqui, última vez na Copa do Brasil.
Recordista de títulos ao lado do Grêmio, o Cruzeiro disputa a semifinal pela décima vez. O Trem Azul ainda poderá se tornar o primeiro bicampeão genuíno da Copa do Brasil. A Raposa acumula os títulos de 1993, 1996, 2000, 2003 e 2017, os vices de 1998 e 2014 e as semifinais de 2005 e 2016.
Campeões!
O Estado de São Paulo é o maior campeão da Copa do Brasil com nove títulos. Logo atrás está o Rio Grande do Sul com sete conquistas, contra seis de Minas Gerais. Já o Rio de Janeiro ficou com cinco. Pernambuco e Santa Catarina contabilizam uma conquista cada no torneio nacional.
Em relação aos clubes, o Grêmio voltou a ganhar a companhia do Cruzeiro. A dupla contabiliza cinco conquistas cada. Flamengo, Corinthians e Palmeiras estacionaram nos três títulos cada. Já Atlético Mineiro, Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma têm um título cada.