Portal Eventos
Copa do Brasil
Em 27 de setembro de 2018 às 08:44

Final da Copa do Brasil 2018 terá clube e estado recordistas de títulos

Cruzeiro é o maior vencedor entre os clubes, enquanto São Paulo tem mais títulos entre os estados

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - A final da Copa do Brasil pode ser inédita, mas não faltará atrativos em 10 e 17 de outubro. De um lado estará o Cruzeiro, atual campeão e maior vencedor ao lado do Grêmio. Do outro lado, sendo representado pelo Corinthians, estará São Paulo, estado que mais deu a volta olímpica no segundo torneio mais importante do país.

O Cruzeiro buscará seu sexto título na Copa do Brasil (1993, 1996, 2000, 2003 e 2017). As conquistas de 1996 e 2000 foram em cima de rivais paulistas - Palmeiras e São Paulo, respectivamente. O clube mineiro ainda ostenta os vices de 1998 - título perdido para o Palmeiras - e 2014.

Além das cinco conquistas da Raposa, Minas Gerais ainda acumula o título do Atlético Mineiro há quatro anos. Os mineiros somam seis troféus e três vices. Minas Gerais pode ter o clube com o maior número de comemorações, mas o estado recordista de títulos é São Paulo. Os paulistas festejaram em nove oportunidades e bateram na trave cinco vezes.

O Corinthians, fora da decisão desde 2009, acumula três conquistas (1995, 2002 e 2009), além de dois vices (2001 e 2008). O confronto inédito colocará frente a frente o atual campeão brasileiro (Timão) e o atual vencedor da Copa do Brasil (Cruzeiro).

Campeões!
O Estado de São Paulo é o maior campeão da Copa do Brasil com nove títulos. Logo atrás está o Rio Grande do Sul com sete conquistas, contra seis de Minas Gerais. Já o Rio de Janeiro ficou com cinco. Pernambuco e Santa Catarina contabilizam uma conquista cada no torneio nacional.

Em relação aos clubes, o Grêmio voltou a ganhar a companhia do Cruzeiro. A dupla contabiliza cinco conquistas cada. Flamengo, Corinthians e Palmeiras estacionaram nos três títulos cada. Já Atlético Mineiro, Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma têm um título cada.