São Paulo - O Palmeiras, recordista de participações na Libertadores ao lado de Grêmio e São Paulo - 18 vezes cada -, chegou às semifinais pela sexta vez na história. Na última quarta-feira, o time do técnico Luiz Felipe Scolari voltou a bater o Colo-Colo - desta vez, no Allianz Parque por 2 a 0 - e encerrou jejum de 17 anos. A boa notícia é que o Verdão tem retrospecto favorável nas semifinais.
Segundo levantamento do Sr. Goool, o Palmeiras chegou à final em quatro oportunidades das cinco vezes em que esteve nas semifinais. O alerta só fica ligado por conta de um detalhe. Em sua última semifinal, o clube paulista tropeçou no Boca Juniors. Em 2001, o Verdão foi eliminado nos pênaltis após empates por 2 a 2 em Buenos Aires e São Paulo.Se no atual século não há motivos para sorrir, no século passado o Palmeiras foi feliz. Vide a temporada de 1999, quando o Alviverde superou o River Plate nas semifinais e ainda foi campeão. Em 2000, a vitória foi ainda mais saborosa nas semifinais. Afinal, a vítima foi o eterno rival Corinthians. A campanha naquela oportunidade, porém, acabou em vice.
A campanha do Alviverde na Libertadores tem oito vitórias (três em casa e cinco fora), um empate como mandante e uma derrota ao lado da torcida, além de 20 gols a favor e só quatro tomados. Aproveitamento de 83,3%.
Confira o desempenho do Palmeiras nas semifinais da Libertadores:
1961
Santa Fe-COL 2 x 2 Palmeiras*
Palmeiras 4 x 1 Santa Fe-COL
1968
Palmeiras* 1 x 0 Peñarol-URU
Peñarol-URU 1 x 2 Palmeiras
1999
River Plate-ARG 1 x 0 Palmeiras*
Palmeiras 3 x 0 River Plate-ARG
2000
Corinthians 4 x 3 Palmeiras*
Palmeiras 3 (5) x (4) 2 Corinthians
2001
Boca Juniors-ARG* 2 x 2 Palmeiras
Palmeiras 2 (2) x (3) 2 Boca Juniors-ARG