Portal Eventos
Copa do Nordeste
Em 04 de outubro de 2018 às 21:36

Copa do Nordeste define grupos para 2019; Recordistas de participações estarão presentes

Na próxima edição do torneio não haverá novatos; Todos os clubes já disputaram a competição

da Redação -

Maranhão - A Copa do Nordeste 2019 começou ainda em abril com a Preliminar e a definição dos últimos quatro classificados. Na noite desta quinta-feira, o torneio regional teve mais uma etapa com a definição dos grupos. Na próxima edição, a Copa do Nordeste terá novo regulamento e contará com só dois grupos na Primeira Fase. Se por um lado não haverá clubes estreantes, por outro, os recordistas de participações estarão presentes. O Sr. Goool, como de costume, acompanhará todos os detalhes da competição com tabela, classificação, estatísticas, rankings e simulador de jogos.

GRUPO AGRUPO B
Santa Cruz-PEBahia-BA
Vitória-BANáutico-PE
Fortaleza-CECeará-CE
CRB-ALCSA-AL
Sampaio Corrêa-MAABC-RN
Sergipe-SEConfiança-SE
Salgueiro-PEMoto Club-MA
Altos-PIBotafogo-PB

O Vitória, maior campeão do torneio com quatro títulos, disputará a Copa do Nordeste pela 15ª vez. O rival Bahia, atual vice-campeão, também chegou a 15 participações no torneio, assim como o CRB que buscará seu primeiro título. O Botafogo é outro que estará pela 15ª vez na briga pela primeira volta olímpica.

Enquanto isso, ABC e Ceará jogarão pela 14ª vez. Se os potiguares ainda não foram campeões, o Vozão levantou a taça em 2015. Logo atrás, com 13 participações, há CSA e Santa Cruz. O Santinha teve o gostinho de gritar "é campeão" em 2016. Entre os participantes da edição 2018, Confiança, Fortaleza, Náutico e Sergipe - todos com 11 presenças - são os outros clubes com mais de dez participações na Copa do Nordeste.

Os outros integrantes do torneio em 2019 serão Salgueiro (5), Sampaio Corrêa (5), Moto Club (4) e Altos (3). O Sampaio Corrêa é o atual campeão da Copa do Nordeste. O torneio não costuma ter bicampeões. O Bahia venceu dois títulos seguidos em 2001 e 2002. O Vitória também levou duas edições, mas no caso do Rubro-negro foram em temporadas espaçadas. O Vitória foi campeão em 2003 e 2010. Neste período não houve outras edições.

 Quatro clubes disputarão a Copa do Nordeste pela 15ª vez na história!Lucas Figueiredo / CBFQuatro clubes disputarão a Copa do Nordeste pela 15ª vez na história!
Campeões!
O Vitória é o recordista de títulos com quatro conquistas (1997, 1999, 2003 e 2010). O Bahia, por sua vez, segue com três voltas olímpicas (2001, 2002 e 2017), assim como o Sport (1994, 2000 e 2014). América de Natal (1998), Campinense (2013), Ceará (2015), Santa Cruz (2016) e Sampaio Corrêa (2018) têm um título cada.

Regulamento:

Os 16 clubes - nove campeões estaduais, os vices de Bahia, Pernambuco e Ceará, além dos quatro classificados na Preliminar - serão divididos em dois grupos de oito clubes cada na Primeira Fase. Os clubes do Grupo A enfrentarão os rivais do Grupo B em jogos apenas de ida. Os quatro melhores colocados de cada chave avançarão às quartas de final.

No mata-mata, os jogos serão de ida e volta até definir o campeão da temporada. Em caso de igualdade de pontos, os critérios de desempate serão saldo de gols, gols marcados fora de casa e pênaltis. O campeão da Copa do Nordeste terá vaga assegurada nas oitavas de final da Copa do Brasil.