Bruno Teixeira / CorinthiansMeninas do Corinthians fizeram história com o inédito título do Brasileirão Feminino Série A1! São Paulo - O
Corinthians, apesar do bicampeonato paulista, não teve uma boa temporada. Eliminado já nas oitavas de final da Libertadores, derrotado na final da Copa do Brasil e brigando contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro da Série A. Este, no entanto, é o retrospecto masculino. O feminino, por outro lado, só tem motivos para comemorar. O Corinthians é o mais novo campeão do
Brasileirão Feminino Série A1. Nesta sexta-feira, o Timão confirmou a vantagem garantida no duelo de ida (1 a 0) e faturou o título em cima do
Rio Preto no Parque São Jorge, em São Paulo. As alvinegras golearam por 4 a 0.
Em seis anos de Brasileirão Feminino, este é o sexto campeão diferente. O Corinthians se tornou apenas o terceiro clube a decidir o Nacional mais de uma vez. No ano passado, o clube paulista teve que se contentar com o vice ao cair ante o Santos. O São José também tem duas decisões, mas dois vices (2013 e 2015). Já o Rio Preto é o recordista de finais com um título (2015) e, agora, dois vices (2016 e 2018).
Esta foi a quarta vez que o Brasileirão Feminino teve dois clubes paulistas nos dois primeiros lugares. As exceções aconteceram em 2014 com o título da Ferroviária em cima das catarinenses do Kindermann e em 2016 com a conquista do carioca Flamengo ante o Rio Preto. Aquela, aliás, foi a única vez em que o torneio não terminou com algum clube paulista.
O Corinthians fechou a fase de grupos na liderança e invicto. Foram dez vitórias e quatro empates. No mata-mata, o Timão despachou a Ponte Preta nas quartas de final e eliminou o Flamengo nas semifinais. Esta é a primeira campanha, de fato, que o Corinthians faz sem parceria. Nos últimos anos, o Alvinegro do Parque São Jorge se juntou a outros clubes do estado. Agora, porém, resolveu investir no futebol feminino e colheu frutos.
Foram 15 vitórias (nove em casa e seis fora), quatro empates (um como mandante e três como visitante) e só uma derrota longe da torcida, além de 47 gols a favor (2º melhor ataque) e 12 tentos tomados. Aproveitamento de 81,7%.
Além do primeiro título no Brasileirão Feminino, o Corinthians garantiu presença no Nacional em 2019, assim como também na Libertadores da próxima temporada. Em 2017, o Corinthians, em parceira com o Osasco Audax, foi campeão do torneio sul-americano. O Audax, no entanto, é que ficou com o título e a vaga para jogar a Liberta em 2018.