Pernambuco - Sport, Vitória, Paraná e Chapecoense estão na zona de rebaixamento e ostentam as quatro piores defesas do Campeonato Brasileiro da Série A, segundo levantamento do Sr. Goool. O quarteto da degola, aliás, já sofreu nada menos do que 200 gols. Isso equivale a 28,7% dos 696 tentos da edição 2018. A pior situação é dos pernambucanos.
O Sport ocupa a 18ª colocação e foi furado em 53 oportunidades. Média de 1,7 por partida. Dos 53 gols tomados, 15 aconteceram em casa e 38 fora. O Leão da Ilha, para se ter uma ideia, só não sofreu gol em seis das suas 31 partidas no Brasileirão. Em oito oportunidades, porém, o Sport levou três ou mais gols.Logo atrás dos pernambucanos aparece o Vitória que, até outro dia, estava na lanterna no quesito gols tomados. Os baianos tiveram 52 bolas em suas redes, sendo 20 ao lado da torcida e 32 como visitante. Média de 1,67 por confronto. Na vice-lanterna, o Vitória viu o barbante estufar em 22 partidas, sendo que 16 terminaram em derrotas.
Se os quatro piores clubes do Brasileirão têm as quatro piores defesas, os cinco melhores colocados ostentam os sistemas defensivos menos vazados da temporada. Palmeiras (20), Internacional (23), Grêmio (223), Flamengo (23) e São Paulo (27) são os clubes que menos levaram gols na Série A.