Portal Eventos
CONMEBOL Libertadores
Em 01 de novembro de 2018 às 16:01

Boca Juniors bate recorde de finais e poderá se tornar recordista de títulos na Libertadores

Dono de seis conquistas, clube argentino decidirá o torneio mais importante da América do Sul pela 11ª vez

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - O Boca Juniors se tornou o clube com mais participações em finais na história da Libertadores. Os Xeneizes, ao eliminarem o Palmeiras em pleno Allianz Parque, garantiram presença pela 11ª vez na decisão do torneio mais importante da América do Sul. O Boca Juniors ainda poderá virar recordista de títulos. A decisão será contra o eterno rival River Plate, algoz do ainda atual campeão Grêmio. Esta será a primeira final entre argentinos na Libertadores.

Na seca desde 2007 quando ganhou o título em cima do Grêmio, o Boca Juniors acumula seis voltas olímpicas. A primeira foi dada em 1977 ante o Cruzeiro. O bicampeonato, em 1978, foi contra o Deportivo Cáli. O Boca Juniors voltaria a soltar o grito entalado na garganta só em 2000 diante do Palmeiras. No ano seguinte, mais uma título, agora, contra o Cruz Azul. Houve ainda a conquista de 2003 diante do Santos.

A última final decidida pelo Boca, no entanto, acabou em vice. Foi em 2012 contra o Corinthians. Os argentinos também bateram na trave em 1963, 1979 e 2004. Com a 11ª final, os Xeneizes deixam o Peñarol para trás. O tradicional clube uruguaio esteve em dez decisões, sendo cinco títulos - o último em 2009 - e cinco vices - o último em 2011.

 Boca Juniors jogará a final da Libertadores pela 11ª vez e tentará seu 7o título na história!Boca Juniors / Site OficialBoca Juniors jogará a final da Libertadores pela 11ª vez e tentará seu 7o título na história!
Nenhum outro clube chega perto de dez finais em Libertadores. Nem mesmo o recordista de títulos. O Independiente venceu todas as suas sete finais (1964, 1965, 1972, 1973, 1974, 1975 e 1984). Esta, aliás, será a próxima meta do Boca Juniors. Os hermanos poderão igualar o recorde de títulos em caso de vitória sobre o River Plate que buscará sua quarta conquista.

O Boca Juniors, na Libertadores 2018, ostenta seis vitórias (cinco em casa e uma fora), cinco empates como visitante e só uma derrota como mandante, além de 21 gols a favor e nove tentos tomados. Aproveitamento de 63,9%.

Campeões!
A Argentina, com 24 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil está com 18, contra oito do Uruguai. Já Paraguai e Colômbia somam três casa. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.

Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR, Nacional-URU, River Plate-ARG e Grêmio, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro e Atlético Nacional. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.