Portal Eventos
Brasileirão Série B
Em 10 de novembro de 2018 às 19:29

Fortaleza faz história e conquista inédito título da Série B duas rodadas após o acesso

Leão do Pici rugiu alto e se tornou o primeiro cearense a vencer a divisão

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Ceará - Líder geral. Maior número de vitórias. Menor número de derrotas. Melhor média de público. Doze maiores públicos. Primeiro clube a conquistar acesso. O Fortaleza, dono de todas estas marcas, pode bater no peito e gritar "é campeão". O Leão do Pici voltou a rugir alto, neste sábado, ao derrotar o Avaí, por 1 a 0, em pleno Estádio da Ressacada, em Florianópolis, pela 36ª rodada, e conquistou o inédito título da Série B do Campeonato Brasileiro. Rodolfo fez o gol do título aos 49 minutos do 2º tempo. Se o acesso veio com quatro rodadas de antecedência, a volta olímpica foi obtida com folga de duas partidas. A coroa está com o Leão, terceiro clube do Ceará a ser campeão nacional.

O Fortaleza entra para a galeria ao lado de Guarany e Ferroviário. Os dois clubes, no entanto, festejaram a Série D em 2010 e 2018, respectivamente. Agora, o Tricolor se torna o 32º campeão da história da Série B, enquanto o estado cearense vira o 12º vencedor. Este é o primeiro título do Ceará na divisão e o terceiro do Nordeste na divisão (Sampaio Corrêa em 1972 e Sport em 1990 também comemoraram).

A campanha do time do técnico Rogério Ceni foi impecável. Para se ter uma ideia, o Fortaleza liderou a competição em 33 oportunidades e chegará a 35. Os cearenses estão na ponta desde a 5ª rodada. O título foi garantido com 20 vitórias (12 em casa e oito fora), oito empates (quatro como mandante e quatro como visitante) e oito derrotas (duas ao lado da torcida e seis fora), além de 50 gols a favor e 31 tentos tomados. Aproveitamento de 63%

 Fortaleza não despediçou a segunda chance e garantiu o inédito título da Série B do Brasileirão!Gustavo Simão / FortalezaFortaleza não despediçou a segunda chance e garantiu o inédito título da Série B do Brasileirão!
Tudo do Fortaleza!
O Fortaleza estava fora da Série A há 12 anos. A estreia do Tricolor no formato foi em 2003, justamente o primeiro ano de pontos corridos. Naquela oportunidade, no entanto, os cearenses foram rebaixados no 23º lugar. O Fortaleza ainda disputaria o Brasileirão em 2005 e 2006, quando cairia na 18ª posição.

A festa também foi nas arquibancadas. O Leão do Pici ostenta a melhor média de público com 27.118 pagantes, a 6ª melhor entre todos os clubes das Séries A, B, C e D do Brasileirão. Em 18 partidas em casa, o público total chega a 488.117 torcedores. O Tricolor tem os 12 maiores públicos da divisão, sendo o melhor de 57.223 apaixonados ante o Paysandu.

E esta marca poderá ser quebrada na próxima rodada, quando o Fortaleza se despedirá da sua torcida. O Leão do Pici receberá o já rebaixado Juventude no Estádio do Castelão durante o feriado de 15 de novembro, às 18h15, pela 37ª e penúltima rodada da Série B. Como mandante, o Tricolor ostenta a melhor campanha. São 40 pontos em 18 rodadas. Aproveitamento de 74,1%.