São Paulo - Boca Juniors e River Plate começarão a decidir o título da Libertadores 2018 neste sábado, às 18 horas (horário de Brasília), na La Bombonera, em Buenos Aires. Além de campanhas parecidas, os rivais argentinos também chegam com o mesmo aproveitamento de 60% em finais do torneio mais importante da América do Sul, segundo levantamento do Sr. Goool.
Mesmo não tendo a vantagem de decidir em casa a atual final, o Boca Juniors supera o rival na quantidade de decisões e conquistas. Os Xeneizes, aliás, são os recordistas de decisões. O Boca Juniors decidirá a Libertadores pela 11ª vez, deixando para trás o Peñarol (10). Ao longo das primeiras dez finais, o clube hermano obteve dois títulos a mais em relação aos vices.O Boca Juniors acumula seis voltas olímpicas (1977, 1978, 2000, 2001, 2003 e 2007) e só fica atrás do recordista Independiente, dono de sete taças. Já os vices são quatro (1963, 1979, 2004 e 2012). O clube de Buenos Aires está na seca há 11 anos e, em sua última final, bateu na trave há seis edições.
Campeões!
A Argentina, com 24 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil está com 18, contra oito do Uruguai. Já Paraguai e Colômbia somam três casa. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.
Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR, Nacional-URU, River Plate-ARG e Grêmio, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro e Atlético Nacional. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.