Rio Grande do Sul - O Juventude repetiu o Boa Esporte e também foi rebaixado à Série C do Campeonato Brasileiro. Gaúchos e mineiros são os dois clubes que menos venceram na edição 2018 da Série B, apenas sete vezes em 36 rodadas. A queda do clube de Caxias do Sul foi confirmada, nesta sexta-feira, com a derrota, por 1 a 0, para a Ponte Preta em pleno Estádio Alfredo Jaconi. O Juventude tem apenas 35 pontos e até poderia chegar aos 41 do CRB, primeiro rival fora da degola, mas não alcançaria o número de vitórias dos alagoanos (7 a 10).
O descenso do Alviverde, porém, não foi surpresa. Afinal, o Juventude obteve apenas sete triunfos (três em casa e quatro fora), 14 empates (sete como mandante e sete como visitante) e 15 derrotas (oito ao lado da torcida e sete fora). O clube gaúcho é o que menos venceu, o segundo que mais empatou e o terceiro que mais perdeu na divisão. Houve ainda 26 gols a favor (pior ataque) e 40 tentos tomados. Aproveitamento de 32,4%.O Juventude completou dez rodadas na zona de rebaixamento. A primeira aparição foi na 25ª rodada e está ininterruptamente desde a 31ª. A melhor posição dos gaúchos, por outro lado, foi o modesto 10º lugar. No momento são três derrotas consecutivas. Esta foi apenas a quarta participação do Alviverde na Série B de pontos corridos.
Em relação aos estados, 16 acumulam, ao menos, um degolado na Série B de pontos corridos. São Paulo lidera com 12 quedas, ante cinco de Minas Gerais e Rio Grande do Norte. Pernambuco soma quatro, um a mais do que Pará, Goiás, Alagoas e Ceará. Enquanto isso, Santa Catarina, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul têm dois descensos cada. Já Amazonas, Paraíba, Maranhão e Mato Grosso desceram uma vez cada à Série C.
No feriado de 15 de novembro, o Juventude cumprirá tabela contra o líder Fortaleza, que já conseguiu o acesso, às 18h15, no Estádio do Castelão, pela 37ª e penúltima rodada da Série B.
Confira os clubes rebaixados na Série B de pontos corridos:
2006
Paysandu-PA, Guarani-SP, São Raimundo-AM e Vila Nova-GO
2007
Paulista-SP, Santa Cruz-PE, Remo-PA e Ituano-SP
2008
Marília-SP, Criciúma-SC, Gama-DF e CRB-AL
2009
Juventude-RS, Fortaleza-CE, Campinense-PB e ABC-RN
2010
Brasiliense-DF, Santo André-SP, Ipatinga-MG e América de Natal-RN
2011
Icasa-CE, Vila Nova-GO, Salgueiro-PE e Duque de Caxias-RJ
2012
CRB-AL, Guarani-SP, Ipatinga-MG e Grêmio Barueri-SP
2013
Guaratinguetá-SP, Paysandu-PA, São Caetano-SP e ASA-AL
2014
Portuguesa-SP, Vila Nova-GO, Icasa-CE e América de Natal-RN
2015
Macaé-RJ, ABC-RN, Boa Esporte-MG e Mogi Mirim-SP
2016
Joinville-SC, Tupi-MG, Bragantino-SP e Sampaio Corrêa-MA
2017
ABC-RN, Náutico-PE, Santa Cruz-PE e Luverdense-MT
2018
Boa Esporte-MG e Juventude-RS