Portal Eventos
Brasileirão Série B
Em 09 de novembro de 2018 às 22:20

Clube que menos venceu na Série B, Juventude perde da Ponte Preta e é rebaixado à Série C

Dono de apenas sete vitórias, clube gaúcho deixa o segundo escalão nacional dois anos após o acesso

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Rio Grande do Sul - O Juventude repetiu o Boa Esporte e também foi rebaixado à Série C do Campeonato Brasileiro. Gaúchos e mineiros são os dois clubes que menos venceram na edição 2018 da Série B, apenas sete vezes em 36 rodadas. A queda do clube de Caxias do Sul foi confirmada, nesta sexta-feira, com a derrota, por 1 a 0, para a Ponte Preta em pleno Estádio Alfredo Jaconi. O Juventude tem apenas 35 pontos e até poderia chegar aos 41 do CRB, primeiro rival fora da degola, mas não alcançaria o número de vitórias dos alagoanos (7 a 10).

O descenso do Alviverde, porém, não foi surpresa. Afinal, o Juventude obteve apenas sete triunfos (três em casa e quatro fora), 14 empates (sete como mandante e sete como visitante) e 15 derrotas (oito ao lado da torcida e sete fora). O clube gaúcho é o que menos venceu, o segundo que mais empatou e o terceiro que mais perdeu na divisão. Houve ainda 26 gols a favor (pior ataque) e 40 tentos tomados. Aproveitamento de 32,4%.

O Juventude completou dez rodadas na zona de rebaixamento. A primeira aparição foi na 25ª rodada e está ininterruptamente desde a 31ª. A melhor posição dos gaúchos, por outro lado, foi o modesto 10º lugar. No momento são três derrotas consecutivas. Esta foi apenas a quarta participação do Alviverde na Série B de pontos corridos.

 Juventude sofreu a terceira derrota seguida e teve seu rebaixamento confirmado na Série B!Arthur Dallegrave / JuventudeJuventude sofreu a terceira derrota seguida e teve seu rebaixamento confirmado na Série B!
Lista de degolados!
Ao todo 37 clubes já foram rebaixados desde 2006. O Juventude entrou para a ingrata lista de clubes com mais de uma queda no período analisado. A primeira queda foi em 2009. Além dos gaúchos, Boa Esporte, Santa Cruz, Paysandu, Guarani, CRB, Ipatinga, América de Natal e Icasa também estão com dois rebaixamentos cada. Já ABC e Vila Nova são os recordistas no quesito com três quedas cada desde 2006.

Luverdense, Náutico, São Raimundo, Paulista, Santa Cruz, Remo, Ituano, Marília, Criciúma, Gama, Fortaleza, Campinense, Brasiliense, Santo André, Salgueiro, Duque de Caxias, Grêmio Barueri, Guaratinguetá, São Caetano, ASA, Portuguesa, Macaé, Boa Esporte, Mogi Mirim, Joinville, Tupi, Bragantino e Sampaio Corrêa são os clubes com um descenso cada.

Em relação aos estados, 16 acumulam, ao menos, um degolado na Série B de pontos corridos. São Paulo lidera com 12 quedas, ante cinco de Minas Gerais e Rio Grande do Norte. Pernambuco soma quatro, um a mais do que Pará, Goiás, Alagoas e Ceará. Enquanto isso, Santa Catarina, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul têm dois descensos cada. Já Amazonas, Paraíba, Maranhão e Mato Grosso desceram uma vez cada à Série C.

No feriado de 15 de novembro, o Juventude cumprirá tabela contra o líder Fortaleza, que já conseguiu o acesso, às 18h15, no Estádio do Castelão, pela 37ª e penúltima rodada da Série B.

Confira os clubes rebaixados na Série B de pontos corridos:

2006

Paysandu-PA, Guarani-SP, São Raimundo-AM e Vila Nova-GO

2007

Paulista-SP, Santa Cruz-PE, Remo-PA e Ituano-SP

2008

Marília-SP, Criciúma-SC, Gama-DF e CRB-AL

2009

Juventude-RS, Fortaleza-CE, Campinense-PB e ABC-RN

2010

Brasiliense-DF, Santo André-SP, Ipatinga-MG e América de Natal-RN

2011

Icasa-CE, Vila Nova-GO, Salgueiro-PE e Duque de Caxias-RJ

2012

CRB-AL, Guarani-SP, Ipatinga-MG e Grêmio Barueri-SP

2013

Guaratinguetá-SP, Paysandu-PA, São Caetano-SP e ASA-AL

2014

Portuguesa-SP, Vila Nova-GO, Icasa-CE e América de Natal-RN

2015

Macaé-RJ, ABC-RN, Boa Esporte-MG e Mogi Mirim-SP

2016

Joinville-SC, Tupi-MG, Bragantino-SP e Sampaio Corrêa-MA

2017

ABC-RN, Náutico-PE, Santa Cruz-PE e Luverdense-MT

2018

Boa Esporte-MG e Juventude-RS