Portal Eventos
Brasileirão Série B
Em 11 de novembro de 2018 às 10:58

Sampaio Corrêa é o 2º campeão da Copa do Nordeste que cai nas divisões do Brasileirão

Clube maranhense foi degolado na Série B com duas rodadas de antecedência

da Redação -

Maranhão - O Sampaio Corrêa até venceu o São Bento, por 2 a 1, no Estádio do Castelão, em São Luís, mas antes mesmo de entrar em campo no último sábado, o clube maranhense já havia sido rebaixado na Série B do Campeonato Brasileiro. Com o empate do CRB ante o Criciúma, por 3 a 3, os alagoanos, no 16º lugar, fizeram 42 pontos, e a Bolívia Querida, antepenúltima colocada, ficou com 35, faltando só mais duas rodadas para o término da divisão. Assim, o Tricolor se tornou o segundo campeão da Copa do Nordeste - de 2013 para cá - a ser rebaixado nas divisões do Brasileirão, segundo levantamento do Sr. Goool.

Sim! O Sampaio Corrêa começou a temporada com título histórico na mão. Um clube do Maranhão jamais havia passado de fase na Copa do Nordeste e muito menos dado a volta olímpica. A conquista ainda foi em cima do Bahia que defendia o título. O troféu, no entanto, em nada ajudou a Bolívia Querida na Série B.

Tanto é verdade que foram 22 rodadas na zona de rebaixamento. O Sampaio Corrêa foi rebaixado com nove vitórias (seis em casa e três fora), oito empates (quatro como mandante e quatro como visitante) e 19 derrotas (oito ao lado da torcida e 11 fora), além de 31 gols a favor e 45 tentos tomados. Aproveitamento de 32,4%.

O Sampaio Corrêa repetiu o desastre visto em 2016 com o Santa Cruz. O clube pernambucano também foi campeão pela primeira vez no Regional há dois anos, mas não se segurou na Série A do Brasileirão. O Santinha, no entanto, também faturou o título do Estadual, enquanto a Bolívia Querida sequer passou da Primeira Fase no Maranhense.

Os campeões da Copa do Nordeste desde 2013, aliás, pouco fizeram nas divisões do Brasileirão. O Sport, por exemplo, terminou na 11ª colocação da Série A em 2014, ano que garantiu seu terceiro título no Nordestão. O Ceará, por sua vez, foi apenas o 15º colocado na Série B em 2015. Já o Bahia não passou do 12º lugar no Brasileirão em 2017. O Campinense, primeiro campeão desta nova Era, sequer tinha divisão nacional em 2013.

 Sampaio Corrêa até venceu o São Bento, mas não se segurou na Série B do Brasileirão!Lucas Almeida / Sampaio CorrêaSampaio Corrêa até venceu o São Bento, mas não se segurou na Série B do Brasileirão!
Bate e volta!
O Sampaio Corrêa volta à Série C um ano após o acesso. Sem falar que, em 2016, o clube de São Luís estava no mesmo segundo escalão. Ou seja, os nordestinos caíram em 2016, subiram em 2017 e, em 2018, foram novamente rebaixados.

O clube maranhense cumprirá tabela no próximo sábado, 17 de novembro, contra o lanterna e também rebaixado Boa Esporte, às 17 horas, no mesmo Estádio Castelão, pela 37ª e penúltima rodada da Série B.

Confira o desempenho dos campeões da Copa do Nordeste em outros campeonatos:

2013 - Campinense

Paraibano (semifinais)
Copa do Brasil (segunda fase)

2014 - Sport

Pernambucano (campeão)
Brasileirão (11º lugar)
Sul-americana (segunda fase)
Copa do Brasil (segunda fase)

2015 - Ceará

Cearense (vice-campeão)
Série B (15º lugar)
Copa do Brasil (oitavas de final)

2016 - Santa Cruz

Pernambucano (campeão)
Brasileirão (rebaixado)
Sul-americana (oitavas de final)
Copa do Brasil (terceira fase)

2017 - Bahia

Baiano (vice-campeão)
Brasileirão (12º lugar)
Copa do Brasil (segunda fase)

2018 - Sampaio Corrêa

Maranhense (primeira fase)
Série B (rebaixado)
Copa do Brasil (terceira fase)