Amazonas - A Arena da Amazônia, em Manaus, receberá todas as 22 partidas da Libertadores Feminina 2018 que começará no próximo domingo. A CONMEBOL teve que adequar a tabela após vetar o Estádio da Colina. O fato do torneio sul-americano ter apenas um estádio repete a temporada 2010 que aconteceu em Barueri, na Grande São Paulo.
Aquela edição foi a segunda da Libertadores Feminina e todos os 24 duelos foram realizados na Arena Barueri. O Santos se sagrou campeão na oportunidade. Nas outras temporadas, no entanto, o torneio teve mais de uma sede. Ao contrário do masculino, o feminino é disputado em apenas um país. O Brasil sedia a Libertadores Feminina pela sétima vez em dez anos.Em 2009, São Paulo, Santos e Guarujá receberam todos os confrontos. Em 2011, São José dos Campos, no interior paulista, contou com mais de um estádio para a realização do torneio. O mesmo aconteceu em 2014. Em 2012, as sedes escolhidas foram as pernambucanas Recife, Caruaru e Vitória de Santo Antão. O Sul sediou o torneio em 2013. Foz do Iguaçu também disponibilizou mais de um palco para os jogos.
A Colômbia, enquanto isso, findou a sequência brasileira e organizou o evento em 2015 nas cidades de Medellín, Envigado e Girardota. No ano seguinte, a Libertadores Feminina foi realizada no Uruguai. Montevidéu e Colônia do Sacramento receberam os clubes. Já no ano passado, o torneio foi no Paraguai (Assunção, Luque e Villa Elisa).
O veto ao Estádio da Colina, segundo a CONMEBOL, se deu por conta da falta da estrutura em alguns pontos essenciais como o exame antidoping que precisa de salas com vaso sanitário, pia, ar-condicionado, entre outros itens. A Arena da Amazônia, por ter recebido grandes eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas, disponibiliza todo o aparato.
Regulamento:
Os 12 clubes serão separados em três grupos com quatro times cada. Dentro dos próprios grupos, os clubes se enfrentarão em jogos apenas de ida. O líder de cada grupo avançará, assim como o melhor 2º colocado no geral.
Nas semifinais, o líder do Grupo A pegará o líder do Grupo B, enquanto o líder do Grupo C enfrentará o 2º melhor colocado no geral. Em jogo único, os vencedores disputarão a final, enquanto os perdedores brigarão pelo 3º lugar. Em caso de empate, haverá pênaltis.
Confira as sedes da Libertadores Feminina:
2009 - São Paulo, Santos e Guarujá (Brasil);
2010 - Barueri (Brasil);
2011 - São José dos Campos (Brasil);
2012 - Recife, Caruaru e Vitória de Santo Antão (Brasil);
2013 - Foz do Iguaçu (Brasil);
2014 - São José dos Campos (Brasil);
2015 - Medellín, Envigado e Girardota (Colômbia);
2016 - Montevidéu e Colônia do Sacramento (Uruguai);
2017 - Assunção, Luque e Villa Elisa (Paraguai);
2018 - Manaus (Brasil).