Portal Eventos
Brasileirão Série B
Em 18 de novembro de 2018 às 16:00

Goiás é o 3º campeão da Série B nos pontos corridos que precisa de nova chance para voltar ao Brasileirão

Esmeraldino subiu com uma rodada de antecedência e voltou à elite após três anos no segundo escalão

da Redação -

Goiás - O Goiás voltou à Série A do Campeonato Brasileiro após três temporadas na Série B. O acesso com uma rodada de antecedência foi obtido na vitória sobre o Oeste, por 3 a 1, em Barueri, no último sábado. O Esmeraldino se tornou o terceiro campeão dos pontos corridos a precisar de uma nova chance para deixar o segundo escalão nacional. O Verdão repete Vasco e Coritiba, segundo levantamento do Sr. Goool.

Ao longo dos pontos corridos, o Goiás esteve cinco vezes na Série B. O primeiro acesso foi obtido em 2012 com direito a título e 78 pontos em 38 rodadas. Naquela oportunidade, os goianos estavam há duas temporadas na edição. Antes do Esmeraldino, o Vasco já tinha precisado de uma segunda oportunidade na Série B.

O Gigante da Colina, aliás, precisou de mais duas chances. O Vasco foi campeão da divisão em 2009 e precisou de acessos em 2014 e 2016. O Coritiba, por sua vez, foi além. O Coxa foi campeão em 2007 e, não satisfeito, também deu a volta olímpica em 2010. Foram dois acessos e dois títulos nos pontos corridos. Agora, o Goiás entra para a lista dos clubes que não aprenderam a lição, mesmo com o título na mão.

 Goiás garantiu o acesso na Série B e volta à elite nacional após três anos!Goiás / Site OficialGoiás garantiu o acesso na Série B e volta à elite nacional após três anos!
O acesso atual, porém, não foi fácil. O Esmeraldino passou nada menos do que dez rodadas na zona de rebaixamento, sendo a última na 12ª. Enquanto isso, a primeira vez dos goianos no G4 foi apenas na 21ª rodada. Já são 16 rodadas na zona de acesso e o número chegará a 17.

A campanha de agora tem 18 vitórias (nove em casa e nove fora), seis empates (quatro como mandante e dois como visitante) e 13 derrotas (cinco ao lado da torcida e oito fora), além de 54 gols a favor e 49 tentos sofridos. Aproveitamento de 54,1%.

O Goiás se despedirá da Série B no próximo sábado, às 17 horas, contra o Brasil no Estádio Serra Dourada, em Goiânia, pela 38ª e última rodada.